sábado, 17 de agosto de 2013

RADIOGRAFIA 14.


 
 
Vamos apresentar mais uma obra fantástica das administrações Jacu & Macaco. Veja aquela ponte sobre o esgoto. Isto é uma grande obra dos jacus e macacos nesta terra do Ipirá.

 
Mas, o que é que esse menino está fazendo aí? Observe que perigo: se ele for para a direita ele cai, se for para a esquerda cai. Esse menino só pode ser um equilibrista, mesmo assim ele corre perigo.
Vou dar uns conselhos a esse menino: “ Tu deixa de istripulia, sujeito!”
O menino nem se mexeu. Eu disse: “Se tu cair dessa armadilha do cão, tu vai se istribuchar, sujeito! Aí tu não tem mais jeito, já pode encomendar a tua gaveta no Vale das Flores, porque se tu escapar do tombo, tu não escapa da trupizuma desse lodo, porque nem tomando banho de criolina com óleo de rícino tu vai escapar do custipio que esse esgoto provoca.”
O menino nem se mexeu, ele estava fazendo o movimento “Queremos ponte” e estava em “greve de locomoção.”
 

Eu continuei aconselhando: “ Ô, minino! Faz como o prefeito, que não vai na boca do esparro, fica é de longe, só passando as vistas, porque ele sabe que essa esparrela é o trato que o povo recebe em Ipirá, e ele ta na dele, só bisolhando o pedaço e soltando um sorriso pelo canto da boca, só um terremoto bota ele no chão e fica M. Brandão querendo tirar o homem com uma canetada. Vê se pode? Tu acha que ele vai se atolar nesse lamaçal que corre por Ipirá?”

“Ô minino! Essa ponte ele não vai fazer. Nesse córrego de esgoto tem umas dez pontes para serem feitas, mas você sabe como é que é, a prefeitura não tem dinheiro. Você entende? Uma ponte dessa gasta muito dinheiro e a prefeitura não tem tanta grana assim; você está entendendo? Essa ponte não foi compromisso de campanha, você entende? Boca de urna é mais compromisso do que essa ponte; você entende? Poxa! Você também não quer entender nada, só quer ponte, ponte, ponte e ainda fica fazendo protesto de “greve na ponte” em cima da madeira podre do arremedo de ponte.
 

“Vou chamar seu pai! Oh, pai! Isso aqui não é brincadeira não, tira esse menino imbirrento de cima da ponte e leva esse danado pra casa; isso é hora desse sujeito invocar de fazer movimento querendo ponte de cimento, justamente no lugar de uma grande obra, de uma primorosa obra de gestões do jacu e do macaco. Isso aqui é Ipirá, e Ipirá é bueiro e atoleiro para...”

Nenhum comentário: