segunda-feira, 12 de agosto de 2013

UTOPIA OU MIRAGEM?


“O prefeito Ademildo Almeida esteve presente à sessão de abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Ipirá, na terça-feira (06/08).
Ao fazer um balanço das atividades do Executivo municipal durante os seis meses de governo, o prefeito Ademildo disse” ... e disse ...

Eu implico com duas manias que insistem em permanecer em Ipirá; uma é um rosário de promessa, quando o nosso rosário de licuri, mais natural e mais gostoso do que aqueles rosários de flores do Havaí, deveria ser o corriqueiro. Pés e mãos na terra. A outra; é essa mania de prefeito (jacu / macaco), em Ipirá, colocar outdoor para felicitar o aniversário do prefeito, sem colocar no pescoço o rosário de promessas e muito menos o rosário de licuri.


Bastou o prefeito colocar “Um olhar sobre a Utopia” e a Utopia si picou, mesmo correndo atrás da Utopia, o prefeito não consegue alcançá-la jamais. Desistiu de vez. Resta ver o que ele tem na mão moldado por barro e com os pés fincados no chão da terra:

1.Temos o alargamento da praça São José,
2. o calçadão na Travessa Possidônio (beco da Palhocinha),
3. a conclusão da ciclovia,
4.pavimentação de algumas ruas (80m) próximas ao cemitério municipal,
5.calçamento (30m) no entorno do mercado da farinha,
6. Estamos melhorando a rede de esgoto, a pavimentação em algumas localidades,
7. transporte gratuito para os universitários que estudam em Feira de Santana. (Isso tudo ou tudo isso, com dinheiro próprio ou de convênio). 8.Melhorar o sistema de transporte coletivo recém-instalado (esse transporte é público ou privado?)

Bem acordado e em parceria com o governo federal, o prefeito acrescenta que “fez gestões para recebimento de máquinas como retroescavadeira, patrol, caçamba, pá-carregadeira e carro-pipa.” Já houve desfile e está lá no pátio para quem quiser ver.

Não custa nada sonhar. “Também vamos comprar algumas máquinas para melhorar nossa infra-estrutura municipal” diz o prefeito. Não se paga para sonhar, “neste primeiro ano de gestão a Prefeitura terá mais máquinas que as deixadas por gestões anteriores” (Luiz Carlos e Diomário).

Depois vem o pesadelo, mais máquinas, mais empregados, necessidade de oficina, manutenção, mais mão-de-obra, etc. e tal. Ainda nesta gestão, a prefeitura terá mais máquinas quebradas do que nas gestões anteriores. Tem coisa que fica melhor terceirizada do que própria. Fiscalização honesta e rigorosa sai mais em conta.

Utopia distante; tome-lhe rosário de PROMESSA:
1.Construir quadras poliesportivas, como a da Umburanas, Rio do Peixe e Bonfim (basta convênio).
2.Recuperar as quadras do Malhador e do Fomento (coisa do outro mundo!)
3.Buscar junto à Embasa o fornecimento de água para o Amparo e Vida Nova.
4. Viabilizar a “iluminação moderna” entre a Coubali e o entroncamento para Pintadas.

Com a Utopia na casa do chapéu; resta a MIRAGEM:
1.“vamos inaugurar o matadouro municipal” (pago prá ver essa joça funcionando)
2.”Vamos buscar a revitalização da nossa bacia leiteira e implantar a usina de leite”  (não é do ramo. A seca acabou bacias leiteiras promissoras em Pernambuco, Paraíba e Alagoas. Revitalizar isso em Ipirá para chegar ao que foi na década de 70 tem que ter um derrame de dinheiro. Quem vai bancar esse dinheiro para tirar leite em terra apilada e que não chove?)
3. Vamos revitalizar o rebanho caprino junto ao governo estadual (não é do ramo; caprino deu certo em Ipirá quando era campo aberto),
4.Lutar pelo asfaltamento dos dois quilômetros entre a BA 052 e o Malhador – um compromisso assumido pelo vice-governador Otto Alencar (essa é terrível; não vem por convênio direto, se vier, vem como aditivo de outra estrada. O errado está certo),
5.O cascalhamento das estradas rurais de Ipirá (é acreditar demais no santo que prometeu!),
6. “Outro avanço conquistado e destacado pelo prefeito Ademildo Almeida foi a compra do terreno onde vai ser construído o campus universitário de Ipirá.” (Matadouro tem 20 anos e nunca funcionou. A UEFS quando veio para Feira de Santana funcionou, imediatamente, no antigo Colégio Estadual que ficava na Matriz, depois foi inaugurado o Campus a dez km. Vai ficar só no terreno e na promessa)

A realidade leva à necessidade:
1- “Construir mais barragens.” Quanto é que custa fazer várias pequenas barragens em riachos e em rios (Peixe, Paulista no Amparo) para perenizá-los? Isso pode ser feito até com recurso próprio.
2 – Transferir a feira de animais do Centro de Abastecimento (chiqueiro de Diomário) para o parque de Exposições (que não serve para nada). Essa é a única coisa que podemos concorrer com certa firmeza com Feira de Santana que não tem mais interesse em campo de gado e o único ponto que pode dar um impulso no desenvolvimento de Ipirá. Já está pronto. É o diamante de Ipirá.

O prefeito sabe que não é de utopia que ele necessita, não por ser inacessível, mas o que se vislumbra é o “culto à personalidade” principalmente em decorrência da forma como se chegou ao poder municipal. O prefeito precisa de vitrine própria. Tem de erguer logo seu pedestal, porque o voto do amanhã deve tirar seu sono mais do que uma ilusória utopia.

O que fica bem claro, nas entrelinhas, é que não há proposta de planejamento a longo prazo para Ipirá. Fica no ar um ou outro plano vago, predominando basicamente as promessas. A utopia só serve para caminhar.

Nenhum comentário: