sábado, 12 de outubro de 2013

SE CONSELHO FOSSE BOM...


O melhor programa de rádio em Ipirá é o “Palavra do Prefeito”. É minha opinião; é como se fosse a “Voz da Prefeitura”. Dá no mesmo. Na semana passada, no programa no. 4, o prefeito Ademildo lascou o xis na administração da segunda gestão do ex-prefeito Luís Carlos Martins. Falou com cátedra e conhecimento de causa. Aliás, quem mais conhece as mazelas das administrações Antônio Colonnezi e Luís Carlos Martins é o atual prefeito Ademildo, que foi vereador no período e fez um acompanhamento meticuloso e uma fiscalização rigorosa sobre essas gestões.

Não deixava passar nada, sempre o vereador Ademildo trazia a verdade à tona e o resultado mostrava um quadro avassalador e muito triste para Ipirá. Tem razão o atual prefeito Ademildo quando diz que não quer nem falar da segunda administração do gestor Luís Carlos; que sente vergonha daquele período; é verdade. Foi uma coisa malamanhada e melancólica; entregue ao caos e ao descaso completo.

Naquele período, a agiotagem assaltou a Prefeitura Municipal de Ipirá; não pagou a conta de fornecedores; passou o calote até em funcionários municipais (oh, categoria de trabalhador que sofre é essa de funcionário público, quando não recebe calote é demitida!); a corrupção grassou de ponta a ponta e o gestor ficou com a ficha mais suja do que pau de galinheiro.

Agora, se o atual prefeito Ademildo não tomar cuidado e não abrir os olhos, sua atual gestão ficará pior do que o segundo mandato de Luís Carlos. Bem pior! Bem pior, inclusive do que a administração de Antônio; pior do que a de Diomário; pior do que as gestões de Luís Carlos, Antônio e Diomário juntas. O atual prefeito Ademildo está parecendo Dom Quixote de La Mancha, um personagem de Miguel de Cervantes, que se achava o bam, bam, bam, impregnado numa luta lendária e visionária que só ele enxergava. Cuidado, prefeito Ademildo! Abra os olhos, homem!

O prefeito não quer saber de conselhos, mas eu vou colocar dois conselhos para ele seguir ou não. Isso é lá problema dele. CONSELHO no. 1: Prefeito! Pense no seu futuro político, faça um jeito de captar uns 300 mil reais da prefeitura, todo mês, para fazer um caixa 2 de campanha. Isso é fácil, uma comissão aqui, outra ali, no final do mandato, haverá dinheiro suficiente para a próxima campanha. Isso todo mundo faz. Isso é praxe.

CONSELHO no. 2: Prefeito! Aproveita uma quarta-feira, 6h da manhã e vá fazer uma visita ao local onde são vendidos ovinos e caprinos em Ipirá. Fica ali, junto ao Centro de Abastecimento. Vá ver com seus próprios olhos como é tratado o principal produto de Ipirá. Vá ver como está o ouro e o diamante de nossa terra, prefeito! Não custa nada, vá lá e converse com os produtores e compradores ipiraenses. Não deixe de trocar umas palavrinhas com a turma de outras cidades que toda quarta-feira comparece à Ipirá para ajudar e contribuir com o desenvolvimento desta terra.

Prefeito! Se V. Exa. fizer o Parque de Vendas de Animais no Parque de Exposição, V. Exa. não estará construindo a sua melhor obra; estará construindo a melhor obra possível de Ipirá nestes últimos tempos, pela necessidade e pelo poder de impulsão e desdobramento para a economia local. Pense bem, prefeito! A conjuntura que se vive, não permite grandiosos sonhos, mas pode-se fazer o que é possível.

O prefeito Ademildo tem juízo e não quer fazer uma administração pior do que o segundo mandato de Luís Carlos. Não é verdade, prefeito? O primeiro conselho acima é de um filhote da corrupção. Prefeito! Fique longe dessa gente. Não escorregue nessa casca de banana, porque V. Exa. poderá sujar e deixar uma nódoa tão forte na sua ficha que nem sabão Omo poderá remover, além do mais, tem gente que está doida para ver isso acontecer para fazer uma grande festa e galhofa. É o revanchismo. Cuidado com o revanchismo, prefeito!

O segundo conselho pode ser um bom conselho. Quem sabe se V. Exa. não vai aprender mais sobre a realidade de Ipirá? Sobre sua principal produção e qual é o tratamento que recebe esse ótimo produto no local de venda. Quem sabe se V. Exa. não vai se sensibilizar?  Quem sabe se V. Exa. não resolve dá uma dimensão maior e diferente para esse produto especial de Ipirá?

Olhando para a essência e a força da produção local, Ipirá poderá sofrer um surto de desenvolvimento. Uma feira de animais organizada poderá imprimir o município de Ipirá para um desenvolvimento verdadeiro. Com atos necessários e possíveis uma gestão poderá se diferenciar do caos que foram as administrações de Antônio, Luis Carlos e Diomário. Ipirá clama com urgência um novo tempo de verdade e concreto. Ipirá precisa de uma “pista” para os ovinos e caprinos. Não é de corrida! É de venda. Ipirá aguarda o seu posicionamento, prefeito.

Nenhum comentário: