sábado, 9 de novembro de 2013

ESPETO DE CARNE DE GATO NA BRASA.


A crise política foi estabelecida em Ipirá e está queimando como fogo de monturo. Não deixa de ser um problema, mas não é nada do outro mundo. Trata-se de um puxa-estica entre prefeito e vereadores. Quem é que manda nesse município? O prefeito acha que é ele que pode deitar e rolar. Está mais enganado do que mosquito no céu da boca de sapo.

Os vereadores deram um a zero no prefeito na questão dos convênios.  Isso pode não ser ruim para o município. A Câmara resgatou e ampliou um atributo fundamental na coexistência entre os poderes, o da fiscalização em todas as etapas. Isso é positivo para o município.

A Câmara está disposta a pisar no freio de qualquer suplementação orçamentária, parece que já existe maioria para que isso aconteça. A Câmara deseja remanejar dotes orçamentários do Gabinete do Prefeito para a Saúde. Isso não deixa de ser interessante na medida em que se tira da mordomia para um serviço extremamente necessário e deficitário em nosso município. Essa relocação racional de áreas que possam sofrer uma perda sobressalente para suprir faltas em outras áreas é uma atitude positiva, desde quando o nosso município ainda não entrou na era do Orçamento Participativo, tão próprio a governos petistas, mas nessa trapalhada que vigora em Ipirá estamos distante desse parâmetro.

O jogo é o do espeto. Tem mal que vem para o bem. O Poder Executivo, se bem intencionado, poderá se livrar de um dos males que assola esse município que é o clientelismo eleitoral de vereadores e cabos-eleitorais que consome recursos de áreas importantes e precárias do município para a manutenção do curral-eleitoral. Essa prática é devastadora e suicida, pois é uma sangria nos cofres da prefeitura. Quem quiser fazer bonito com seu eleitorado que faça com dinheiro do próprio bolso, porque o dinheiro público deve ser destinado aos serviços públicos que a população necessita, inclusive para se libertar das amarras. Os vereadores cortando lá e o prefeito cortando cá, quem ganha é o povo de Ipirá.

Tem coisa que não cabe onde querem colocar. Fazer limpeza de pequenas aguadas dos pequenos produtores com recursos públicos poderá ser uma das grandes farras e marmeladas implantadas no município de Ipirá. Isso cheira e cheira mal. É daí que saí o compadrio, o clientelismo nocivo, a incúria, a malversação do dinheiro público, o ato escuso, a despesa dispensável, etc e tal. As máquinas do Consórcio têm que ser dirigidas para a limpeza dos grandes açudes públicos, que suportam anos de seca e servem de suporte para regiões. Essa deve ser a preocupação: grandes açudes em todas as regiões. As pequenas aguadas secam com dois meses de estiagem, essa limpeza é rápida e pode muito bem ser braçal, inclusive com o trabalho de mutirão. Se a prefeitura assumir a responsabilidade particular, não mais do que de repente estaremos vendo tratores do Consórcio limpando presas de fazendeiros.

Perceberam o emaranhado em que o prefeito Ademildo está metido. É muito espeto. Não é que convidaram reitores de Universidades para falarem para crianças do Saint Clair. Eu fico imaginando a cabeça de quem articulou isso, era uma forma das poltronas não ficarem vazias, foi bem pensado, agora, que caiu mal, lá isso caiu, ficou parecendo que a coisa não era séria. Não é só isso não. O som, uma vergonha. Isso é uma coisa simples e básica, mas que falhou, falhou. Se não foi boicote, porque tinha macacos soltando risinhos sorrateiros, significa que tem gente que não está entendendo ou torcendo contra. Por sinal, a nota oficial da prefeitura sobre a Audiência Pública foi de uma falta de cortesia magnífica, pois o Magnífico que não rezou na cartilha do prefeito teve o discurso censurado.

Nenhum comentário: