sábado, 23 de novembro de 2013

O PREFEITO TOMOU UMA LAVAGEM.


O pior time do Brasileirão é o Náutico, embora não tenha sofrido nenhuma goleada do tamanho da que levou o time do prefeito (10 a 1) do time dos vereadores. Esse jogo aconteceu na arena, ou melhor, na plenária arena da Câmara de Vereadores, nesta última terça-feira, 19 de novembro.

O prefeito Ademildo não é macaco de carteirinha; chegou ao poder municipal por obra e mérito do grupo da macacada, em boas palavras: era vice e rebocado pela macacada virou prefeito. Queira ou não, está no bolo, deve-lhes gratidão.

Recebeu uma carga pesada pelo peito, ou seja, pegou um abacaxi para descascar, ao tempo que tem que se debater com a gloriosa primazia da essência política da macacada: “venha a nós o vosso reino.” Dessa política corporativista e atrasada da macacada só pode sair o drama de consciência.

Não recebeu só o município de Ipirá para administrar, recebeu uma herança terrível e maldita do ex-prefeito Diomário. Uma folha de pessoal acima do limite e foi obrigado a enxotar os “macacos” que se alojavam na prefeitura. Arcou com todo o desgaste e ficou desgastadíssimo e malvisto dentro do próprio grupo da macacada. E o pior de tudo, não tinha equipe nem projeto administrativo próprio para tal tarefa. Ficou num mato sem cachorro e começou a fazer tudo de improviso. O presente transformou-se num fardo.

A Câmara de Vereadores derramou o leite do prefeito. Sempre, os prefeitos macacos e jacus mantiveram a Câmara de Vereadores subordinada e dominada pelo Executivo Municipal, agora, um raio partiu esse domínio. Os vereadores impuseram uma acachapante derrota ao prefeito na questão dos convênios e no seu veto ao projeto. Isso não é o fim do mundo.

Encurralado pela Câmara, resta pouco poder de barganha ao prefeito que não quer rezar na cartilha do “é dando que se recebe,” premissa maior do sistema jacu e macaco; assim sendo, vai necessitar do amparo político das lideranças da macacada para salvar-se num mar em turbulência.

É bem simples, sem respaldo eleitoral e sem apoio popular, vai ter que apelar humildemente às lideranças do poder oligárquico da macacada, porque não tem como mudar de rumo e fazer o enfrentamento. Isso é pior do que acreditar nas promessas de São JW.

As lideranças macacas devem estar com a pulga atrás da orelha. Por precaução, medo ou receio, já devem estar esvaziando o poder político do prefeito. Quem tem redondo tem medo. Não duvido que o prefeito esteja sendo fritado para ser engolido e depois cuspido. A bagaceira está formada.

A administração do prefeito atual tem seus momentos de glória quando faz as inaugurações das obras iniciadas e deixadas pelo ex-prefeito. Neste momento, é que se vê o isolamento que vive o prefeito Ademildo junto à cúpula oligárquica da macacada (inauguração com governador, até mico se apresenta). O grande líder Antônio Colonnezi praticamente não aparece; o deputado Jurandy sumiu; o ex-prefeito Diomário não dá as caras e a renunciante Ana Verena nem se fala. É um administrador que se encontra isolado, num grupo alheio, em que todos estão vigilantes para não deixá-lo segurar as rédeas e liderar a macacada. O prefeito é um peixe fora d’água. Os macacos são serpentes no bote. Êta aliança do cão!

Dentro do grupo dos macacos, por imperícia, o atual prefeito Ademildo entrou em rota de colisão com a parcela do deputado Jurandy Oliveira, que tem lá seu reconhecimento interno, e demitiu a secretária Nina, que vinha fazendo um bom trabalho. Isso tem um significado de um tiro na moleira, ainda não é o tiro final, mas que causa um grande estrago, isso não há a menor dúvida.

Aí vem o episódio da Câmara de vereadores. O prefeito só tem um vereador de seu partido, o PT. Um só! E mais um da sua inteira confiança, o líder do governo. O prefeito insiste em governar com a macacada; não deixa de ser um grande equívoco porque tem vereador que diz assim: “eu sou macaco, fui eleito pela macacada e continuo no grupo dos macacos, mas não aceito tudo o que o poder Executivo quer...”

Veja que situação! Entenda um troço desse! Imagine! Um vereador do grupo macaco batendo cabeça com o prefeito do grupo macaco! Isso é que é solidariedade, harmonia e entendimento em um grupo. Mui amigo! Quem tem um vereador amigo desse não precisa de vereador de oposição. Do jeito que a coisa vai o prefeito vai ser atingido na jugular.

O prefeito já ouviu esse conselho: “brigue com todo o município, menos com a Câmara de Vereadores.” Já ouviu, sim! Eu digo diferente: “com toda briga de vocês, não deixem o município de Ipirá chafurdar.”

Vamos em frente. Com a roupagem com que se apresenta essa nova administração, com seus arrebatamentos e contradições, não me assusta que o conservadorismo de hoje seja pior do que o governo conservador do ex-prefeito Diomário. A ponte da governabilidade caiu? Não, caiu a ponte da rua Emídio Aquino.

Nenhum comentário: