sábado, 21 de junho de 2014

SÃO JOÃO NA UNIVERSIDADE É BÃO DIMAIS!


‘Quem tem boca vai a Roma’, mas de boca em boca não se vai longe. Quanta conversa já houve em Ipirá a respeito dessa tal universidade. Muita conversa! Já falaram em UNEB, UFRB, da Chapada, do Nordeste. A bola da vez é a UAB, a mesma que tem em Pintadas há quase oito anos. Estamos atrasados, mas não mortos.

Parece que a coisa está fora do eixo, porque as palavras soam sem firmeza: anunciar de fato a primeira universidade pública em Ipirá; é fato; com certeza; pólo criado; carta que aprova; sem data prevista para fazer o vestibular, não cabe ao governo municipal dizer a data; continuamos lutando pela UFNB; tenho certeza; vamos conseguir; acredito nisso; projeto da UFNB ainda não foi aprovado pela presidente Dilma; o governador deu positivo. Dois minutos depois, no mesmo programa, o prefeito afirmou que o vestibular para o curso de Matemática será em agosto (ouça em Ipiranegócios).

Universidade Aberta do Brasil (UAB) (Apresentação)


“O programa busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados...”

“Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física...”

Escarafunchei o site da UAB e não encontrei nada sobre Ipirá, mas não vem ao caso, é muito mais relevante fazer algumas perguntas bem simples: é da UAB que Ipirá necessita? É de uma universidade à distância e semipresencial que Ipirá precisa? Um curso de Matemática tem demanda para formar uma turma de meia dúzia de alunos em Ipirá? Tem sentido uma UAB só para dizer que Ipirá tem Universidade?

À distância já temos universidade. Não só uma, mas todas de Feira de Santana e com os mais variados cursos. A questão é simples: o estudante prefere fazer matemática em Ipirá ou fazer direito, engenharia, enfermagem, psicologia, as licenciaturas, etc e tal, em cursos presenciais na cidade vizinha de Feira de Santana? Não tem nem o que pensar! O estudante mora em Ipirá, pega o ônibus 4h da tarde, vai à faculdade presencial em Feira e retorna às 22 h para dormir em casa. É puxado, mas valorizado.

Tenho a impressão que esse foguetório todo é porque o prefeito comprou o terreno para o Campus Universitário e agora está procurando uma universidade em qualquer esquina. O desespero leva a intemperança. Aí eu observo as palavras que saem do programa da prefeitura pelo rádio.

O prefeito Ademildo falou que “fez uma programação “tímida qualificada” para o São João deste ano, porque seria uma irresponsabilidade gastar um, dois milhões numa festa em um município em estado de emergência”. Justíssimo! Tem mais, essa programação tem um arrojo pela qualidade que apresenta, dignifica os festejos juninos.

Não levou um minuto, o prefeito Ademildo disse, no mesmo programa, que “Ipirá vai bombar no São João do ano que vem; que vai realizar o maior São João que esta terra já viu.” Bombar! Seria tocar uma quantidade enorme de bombas ou gastar um, dois ou três milhões no São João de 2015? Gastar esse ano seria irresponsabilidade e no ano que vem não será? A realidade de Ipirá é a de um município que sobrevive no semi-árido e a viração não acontece de um ano para outro.

Aventaram, por cima, a possibilidade de terceirizar o São de Ipirá. Como? Com que dinheiro? Terceirizar com dinheiro público não é privatização é privataria. Ajeitar as coisas para amigos com o dinheiro público é indecente; agora se alguma cervejaria quiser bancar essa festa salvaguardando o dinheiro público, ótimo! Que gaste cinco milhões. Difícil é alguém querer bancar festa em Ipirá. Com dinheiro público na frente tem uma fileira de macacos.

Nenhum comentário: