sábado, 8 de novembro de 2014

O PLANO DAS DEMISSÕES.

 

A contradição é cabeluda; cabeludíssima. O prefeito Ademildo não mediu a língua para fazer apologia ao encaminhamento do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Municipais com a tinta que lhe foi conveniente, sempre no linguajar do ‘nunca, jamais, isso foi apresentado’. Agora não, isso foi feito e que o seu governo tinha apresentado à Câmara de Vereadores o mais importante benefício aos funcionários.

A apresentação à Câmara foi colocada como uma espécie de respeito ao funcionalismo, um resgate à dignidade do funcionário sonegado a largo tempo e que não poderia perdurar essa injustiça e desrespeito. Pá e bife. Reconhecimento e crédito ao valor do funcionário público. Sinal claro de novos tempos administrativos, da evolução e progresso de Ipirá ao regulamentar a vida funcional do empregado municipal. Modernidade ao incorporar e atender aos anseios dos trabalhadores.

Tudo reconhecido e encaminhado, mas só pode entrar em vigor em meados do próximo ano (2015). Quando o funcionário pensa que está entrando no céu, vem a frustração: só no ano que vem! Enfeitou e confeitou o bolo com cereja e só vai servi-lo daqui a um ano! Vê se pode? Um doce para menino olhar! Galinha gorda assando em televisão de cachorro para uma pessoa com fome admirar! Tanta grandiloqüência para encher os olhos e a boca na metade do próximo ano.

Agora não pode. Quem garante que será possível no ano que vem? Que palavra merece confiabilidade? Que aval é merecedor de credibilidade? Quem poderá dar garantias de que daqui a um ano a situação financeira da prefeitura estará estabilizada e em boa acolhida? Será que vai acontecer algum milagre?

O enterro não cabe no buraco. O sistema engole tudo, as belas palavras e até as boas intenções. O sistema enquadrou as contas do município no limite do estrangulamento. A administração bate cabeça. A Lei de Responsabilidade Fiscal bota o gestor na parede. Tem que haver demissões para ficar enquadrado no limite de 54% da arrecadação.

Ao mesmo tempo que demite para diminuir o índice, faz concurso que elevará o índice que tem que cair; ao tempo que apresenta o Plano que aumentará mais ainda o tal índice que tem que cair. Durma com um barulho desse! As demissões já estão no mural da prefeitura; o concurso já está oficializado; só sobra o Plano de Cargos e Salários para ser empurrado com a barriga. Grande presidente do Sindicato dos Servidores, Iaiá, abra os olhos e deixe-os bem aberto, porque a cada ano tem sempre ‘na metade do ano que vem’. Na maioria das vezes é melhor ser combativo do que vacilão.

Entra administração, sai administrador na prefeitura de Ipirá e o problema não é eliminado. Continua acontecendo  o triste e famigerado bota-fora de funcionários públicos. Quando aproxima-se o Natal e o final do ano acontece a dispensa. Centenas de funcionários são postos no olho da rua. Os demitidos culpam o prefeito, que culpa a Lei de Responsabilidade Fiscal, que quer ser cumprida, nada mais do que isso. É um tormento para quem perde o emprego. Para o prefeito é uma dor de cabeça. Para a Lei é um desrespeito.

Esse é o tripé: o prefeito, os demitidos e a lei. O gestor sabe que tem a lei, mas de forma dolosa atulha a prefeitura de empregados para ganhar votos, depois procurará ludibriar a lei; o demitido, vivendo no aperto do reino da necessidade, topa qualquer parada, até ser funcionário tampão; a lei, dizem que é para ser cumprida; o Plano de Carreira do Funcionalismo Municipal de Ipirá se onerar a folha será engavetado; se impactar a folha será rasgado; se for objeto de enroleixones, já deve estar preparando a carreira. O Plano de Cargos e Salários tem um grande e mafioso inimigo: o grupismo.

Nenhum comentário: