segunda-feira, 27 de novembro de 2017

É DE ROSCA (37)

É DE ROSCA. (37)
Estilo: ficção
Modelo: mexicano
Natureza: novelinha
Fase: Querendo imitar Malhação, que não acaba nunca, sempre criando uma fase nova, agora é a do prefeito Marcelão.
Capítulo 37 (mês de junho 2017)(atraso de 6 meses) (um por mês)

5 horas da manhã. O prefeito Marcelão está saindo de casa e faz um pequeno comentário:

- Vou ao encontro da PF agora.

A empregada da residência pensou: “Êta, qui o prefeito Marcelão ta numa requenguela de dá pena! Um homem acostumado a banquete, ta vivendo de prato feito (PF)!”

- Cadê minha marreta do 25 e meu capacete branco? – perguntou o prefeito.

A empregada resmungou, mas pensou, antes de responder: “Eh, lasqueira! Esse prefeito pegando o capacete e a marreta vai dá o que falar, não vai ficar um bicho em pé.”

- Tá lá pelos canto da sala – respondeu a empregada.

Quando o prefeito Marcelão encostou na prefeitura, o carrão da PF já estava de prontidão. Vários computadores foram disponibilizados aos visitantes. Um computador, que estava na mesa de reunião, chamou muita atenção, era o computador do prefeito Marcelão.

- V. Exa., prefeito Marcelão! Tem um ano de governo e só tem três obras no município: um barreiro seco, um calçamento na rua da rádio, meia dúzia de banheiros na Conceição e mais nada.

- É engano seu, seu PF! Eu tenho 20 km de asfalto; as praças do Puxa, do Mercado; da Igreja; do Novo Horizonte; a Av. RGS; eu fiz a maior Micareta do mundo; a melhor São João do Nordeste; o açude do Salgado e tem mais...

- Pode parar, prefeito Marcelão! Esse papo reto é conversa prá boi dormir. Vamos ao que interessa: quem é esse de capacete rodando essa marreta a torto e a direita? É V. Exa.? Por que V. Exa. está dando marretada na insalubridade, na periculosidade dos trabalhadores da prefeitura? Por que V. Exa. está querendo marretar os precatórios dos professores? Por que V. Exa. tá querendo dá uma marretada no povo de Ipirá com essa carga tributária?

- Ora, seu PF! A prefeitura é da família dos jacus. Essa macacada encheu a prefeitura de funcionários macacos, quando eu dou uma marretada num deles eu perco a porrada porque eles pulam, mas quando eu dou uma marretada num jacu, o bicho é tão besta que deixa a cara no ponto, aí eu só vejo a penugem de penas voar, eu fico morrendo de pena, mas vou fazer o quê? E tem mais, como é que eu vou deixar 141 milhões de dindin para dividir com os professores do município? Eu quero um gerente para cuidar desse dinheiro...

Nesse momento, o prefeito Marcelão foi interrompido e o ambiente foi surpreendido com a entrada abrupta do Matadouro de Ipirá. Nem bateu na porta e foi dizendo assustado:

- Prefeito Marcelão! Eu vim trazer um convite para o meu aniversário de 25 anos, Bodas de Prata do Matadouro de Ipirá, vai ter um bolo de 25 andares e o maior pedaço é o seu.

- Eu não quero nem ouvir falar em bolo; eu é que vou dá bolo a eles... eles que aguardem. Agora é moda, aniversário de um ano do Mercado de Arte incendiado e tem bolo; pizza para comemorar um ano sem a reforma da Casa dos Estudantes, também tem bolo. Eles levaram 12 anos e não fizeram nada, agora eu vou dá bolo neles.

O matadouro perguntou quem eram os visitantes e quando soube que era a PF, uma tremedeira maior do que o terremoto do México tomou-lhe o corpo e o pensamento inundou-lhe a alma: “Vixe, Mãe de Deus! Se esses home dé prá minhas banda, a coisa vai feder. Se chegarem no Brenam a casa vai cair. Me ampare meu Deus, que eu quero continuar nessa terra por mais 25 anos e sem dá um prego numa barra de sabão.”

A PF foi embora deixando um grande suspense no ar. O prefeito Marcelão abraçou o Matadouro de Ipirá e foram em direção à Baixa Grande, até a construção do matadouro. Encontraram uma pessoa no caminho, o prefeito Marcelão perguntou:

- Quem vem lá?

- É seu Tineco.

O prefeito Marcelão tremeu mais do que o terremoto do México, é uma situação difícil, mas a novelinha vai em frente e teremos mais um capítulo emocionante.

Suspense: Veja que situação: A novelinha tá de correria, quer chegar à janeiro 18 sem nenhum capítulo em atraso. Um matadouro querendo ser obra e um prefeito querendo não ter problema! Onde vai parar uma desgraça dessa?  O que é que eu tenho a ver com o desentendimento do prefeito Marcelão com o matadouro? A novelinha chegou a junho de 2017 agora e o prefeito Marcelão já está completando 2017, e até agora nada.

O término dessa novelinha acontecerá no dia que acontecer a inauguração desse Matadouro de Ipirá. Inaugurou! Acabou, imediatamente! Agora, o artista é o prefeito Marcelão, que foi grande divulgador da novelinha É de ROSCA pela FM.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência. Eles brincam com o povo e o povo brinca com eles

Nenhum comentário: