domingo, 28 de fevereiro de 2010

RADIOGRAFIA 2


Radiografia tem a finalidade de pisar fundo e revirar pelo avesso aquilo que está estabelecido e, nesse sentido, quer situar-se na realidade do dia-a-dia, além do mais, tem a intenção de ficar no olho do furacão.

Eu digo até que, muito pelo contrário do que pensam muitas pessoas, “jacus e macacos têm muito a ver com as calças e as cuecas”. As administrações jacus & macacos, nas figuras de seus oligarcas ou de seus fiéis seguidores, governam essa terra por mais de meio século, e muita coisa ficou petrificada na mente da população, inclusive a idéia de que “só jacu e macaco têm condições de governar esse município”. Durante esse tempo, povoaram essa terra com suas fantasias mirabolantes e são justamente estes fatos que iremos descortinar para mostrar sua verdadeira face ou ineficiência.

As administrações jacus & macacos adoram vangloriar-se de suas obras, “é coisa de primeiro mundo”. Enchem as papadas com enfeites pretensiosos e querem que a população caia na goela do lobo “essa maravilha só tem em Ipirá”. Exigem confetes e serpentinas como se tivessem alavancado Ipirá para o estrelato “somente Ipirá tem isso”. Exibem atestado de digníssima eficiência administrativa quando afirmam que Ipirá atingiu um progresso espetacular “êta Ipirá bom”. Apesar das bravatas para encantarem a população “Ipirá é melhor do que Paris”, eles também tiveram a grandeza de esconder toda desgraceira debaixo do tapete.

Mais uma obra para mostrar a extravagância dos paladinos do progresso de Ipirá: um Ponto de Kombi.

Tiveram a genialidade de fazer essa obra no momento em que as kombis estavam sendo substituídas por vans e ligeirinhos. Sumiram as kombis e ficou o “Ponto para Kombi”. Uma obra sem serventia, que nunca foi inaugurada e que representa dinheiro jogado fora. Faltou planejamento. Se essa obra cantarolasse, naturalmente entoaria alegremente o grande verso “a gente somos inútil”. Essa é mais uma grande obra que mostra a maluquice e o delírio das administrações dos jacus & macacos em Ipirá.

Um comentário:

Lilian Simões disse...

Agildo,
Adoro qdo vc me inclui em suas crônicas.São os meus 15 minutos de fama garantidos aqui heheheh.
Não podemos agora trocar sómente o nome? E passar a chamar Ponto do Ligeirinho?
Qual a cidade do interior que tem um PONTO DE LIGEIRINHO,ham?
Falando sério agora,obrigada por permitir que eu faça aqui as minhas brincadeiras.O que importa é o respeito que tenho por sua pessoa e saber que cada post seu é um espelho que nos obriga a refletir sobre o que realmente esperamos da cidade de Ipirá.
Um abraço com toda minha admiração.