quinta-feira, 29 de setembro de 2011

GALINHA AO MOLHO PARDO.



Não fazemos política na lua nem nas nuvens; fazemos política sentindo a quentura da terra e a fervura do semi-árido. Somos militantes políticos no município de Ipirá.



A nossa ação não é determinada pela pura intuição e pelo desprezo da teoria científica; quem assim o faz, se embaraça nas próprias pernas, porque do ponto de vista ideológico existem dois campos, o da burguesia e o do proletariado, que não se misturam.



Mas, na política, em determinados momentos, diversas camadas de classe podem se juntar em torno de objetivos imediatos e essa movimentação acontece com propostas políticas imediatas.



O Movimento Renova Ipirá tem bem claro os grandes objetivos e os rumos estratégicos que tem pela frente. Está definido: terá candidato a prefeito em Ipirá nas eleições de 2012. Isso está sacramentado. Queremos o poder? Sim. Por que não? Queremos o poder para aplicar o projeto político e administrativo que estamos construindo, se assim não fosse, significaria que não estaríamos acreditando na força e na possibilidade do nosso projeto.



O Renova Ipirá é um movimento aberto e democrático, que está à inteira disposição de qualquer cidadão ipiraense, que sinta a necessidade de uma mudança na prática política oligárquica de nosso município e na forma centralizadora da gestão pública local. Quem vier com esses propósitos será bem-vindo, pois será mais um ipiraense a contribuir na construção de uma Ipirá diferente.



Com certeza não virá ninguém da lua, pelo contrário, quem vier terá que sair dos grupos do jacu e do macaco, sendo que, essas pessoas não devem ser penitenciadas e penalizadas pelos equívocos e erros cometidos pelas oligarquias (que é um grupinho familiar pequeno), muito pelo contrário, queremos e Ipirá precisa desse exemplo de liberdade e de coragem de rompimento com o tradicional e quando isso acontece do jeito que está acontecendo, deixa muita gente incomodada e com o nariz torcendo.



Queremos sim, o PT ao nosso lado. Por que não? Queremos o PT participando da construção do projeto do Renova. Queremos o PT participando da escolha do nosso cabeça da chapa, que poderá ser do Partido dos Trabalhadores. Por que não? Poderá ser! Isso será decidido dentro do formato da escolha que viermos aprovar para a nossa escolha. Não tem nada do outro mundo. É na democracia.



Não é um simples ato de vontade que vai concretizar o que se quer concretizar. É imprescindível quebrar o aparato de poder e opressão das oligarquias dominantes (jacu e macaco). A exclusão de um projeto de governo democrático e popular acontece na bipolaridade do sistema estabelecido e composto de jacu e macaco. É um jogo emotivo, de grande apelo emocional e inconseqüente por ter um baixo grau de conscientização.



Pintadas eliminou a bipolaridade quando um grupo (macacada de lá) sucumbiu por falta de poder econômico e o PT assumiu a outra alternativa. Em Baixa Grande, ocorreu a quebra da bipolaridade oligárquica quando as duas forças sofreram baixas e o PT assumiu a outra opção. Em Ipirá, essa bipolaridade oligárquica (jacu-macaco) está sofrendo um esgotamento estrutural e um desgaste contundente e natural, por terem governado este município por mais de 80 anos; principalmente, pela concentração do poder nas mãos das elites e por só enxergarem pessoas do clã familiar com condições para governar Ipirá e ninguém mais no município tem essa condição. As pessoas estão dizendo: chega.



Quem enxerga por intuição pensa que isso é cara ou coroa. Só tem uma prefeitura e ganha que estiver estruturado e com o grupo inteiro. A macacada tem o poder municipal e o apoio dos governos estadual e federal. Essa estrutura não é imbatível, mas é difícil de ser derrubada.



A jacuzada perdeu a última eleição por 2.400 votos. Terá que receber uma leva grande de dissidentes da macacada. Estando fora da estrutura de poder em todos os níveis, a jacuzada perdeu a força de atração para puxar as pessoas que deixarem os macacos. O movimento Renova tem sido este imã.



O que resta ao jacu? Uma situação difícil e desesperadora. A paixão de alguns dizem que é agora. É só a paixão. Nem o jacu nem ninguém ganhará sozinho. O jacu tem que pegar muita adesão em bloco. Caso contrário já foi. Enfrentar este pleito sozinho, sem apoio massivo, significa 12 anos nas costas. A liderança do jacu sabe que é assim que a roda gira.



A jacuzada é forte? É. Dizem que tem uma boa quantidade de votos. De que adianta, se faltar uma pequena diferença para decidir? Tem que buscar apoio, se este apoio for insignificante, acontecerá o que aconteceu na última eleição, cai na ripa.



O Renova quer tirar essa macacada do poder. Mais do que isso, o Renova quer quebrar a bipolaridade jacu-macaco. A jacuzada tem interesse em tirar a macacada do poder, não dá para pensar que não seja assim. Sozinha é só dificuldade. A paixão de alguns fala forte: vai dá. Mas o apaixonado não bota um mil réis na parada e não sabe que uma campanha em Ipirá custa os olhos da cara; deixa dívidas elevadas; dilapida patrimônio; frustra expectativa; o candidato sofre uma exploração ignóbil dos correligionários, condição à qual se sujeita uma pessoa devido ao excesso de dificuldades e de aflição. O apaixonado não entra com um centavo.



Não dá para não pensar que a jacuzada não quer tirar a macacada do poder municipal, mas dá para pensar que a jacuzada não quer acabar com a bipolaridade oligárquica. Se prevalecer a segunda intenção, não vai dar outra, serão 12 anos no lombo e a perseguição dos macacos no cangote, mas isso é um problema da jacuzada.



Independente de qualquer opção ou caminho de quem quer que seja, o Renova terá candidato a prefeito. A liderança jacu sabe muito do bem do pesadelo que vive. O apaixonado não vai botar uma merreca na campanha e ta se lixando para a desgraça alheia, ou seja, para a dificuldade de quem vai levar uma bordoada numa eleição em Ipirá.



Para finalizar, tenho a dizer que esse blog é democrático e o espaço para contestar esses posicionamentos que estão colocados acima, aqui é bem maior, basta clicar em comentários

3 comentários:

Ney Blz@ disse...

Prof.Agildo,sábias palavras.Tenho grande admiração por seus pensamentos.Parabéns.

Rogerão da tora disse...

Agildo, como disse em comentário anterior o RENOVA ´e a continuação do trabalho que vc,Luiz Marques, Dilemar Matos e outros iniciou em 1982, consolidou-se com o PT em 1988 e já em 1992,o grupo PT/PC doB, elegeu um vereador o dr. Ademildo, que foi reeleito até 2004 na mesma coligação. Em 2008, o PT capitulou,desceu ladeira abaixo se entregando ao "PODEROSO" (D)PIOMÁRIO, QUE TINHA UMA IDÉIA FIXA:DESTROÇAR O PT QUE ESTAVA EM PROCESSO DE CRESCIMENTO, MASD COM A ADESÃO AOS DROMEDÁRIOS, PERDEU O ÚNICO VEREADOR QUE TINHA. É CLARO QUE O MALVADO PREFEITO RIR ATOA ATÉ HOJE MAS ESQUECEU QUE FICOU A DISSIDÊNCIA DO PT, O PC DO B SURGINDO DAÍ RENOVA PARA PEITA-LO. OU SERÁ QUE O(D)PIOMÁRIO TEM EM MENTE VIA NEUSA CADORE ALGUM ESQUEMA PARA ANIQUILAR O RENOVA? SÓ IREMOS SABER DEPOIS DO DIA 07 DE OUTUBRO SE A DEPUTADA NEUSA TRANSFERIU SEU DOMICÍLIO ELEITORAL DE PINTADAS PARA IPIRÁ. SE TRASFERIR........

Wal Reis disse...

Fico feliz por esta somando forças com um partido âncora na cidade, mas tenho que dizer também que precisamos acelerar: fazer reunióes, trocar idéias, se organizar o quanto antes, para quando oposicóes chegarem e já estao chegando podemos estar preparados.
valdir reis
r.valdir@bol.com.br