quinta-feira, 8 de setembro de 2011

XEQUE-MATE



Macacada com Jurandy e Antônio (está em Ipiranegócios); Luciano Cintra entrou no 14-PTB (a fonte é confiável); panfletagem aérea do Renova Ipirá (a cidade toda acompanhou, apesar do bombardeio cair uma légua de distância); Marcelo Brandão na cabeça (ele diz que é candidato); PT com Carlinhos Baiano (no PT ninguém quis ser candidato, ele teve coragem e aceitou). Xeque-mate? É claro que não. Diz o ditado: “que apressado como cru”. É muito prematuro e abacaxi não amadurece antes do tempo.



Há quatro anos atrás, a executiva do PT de Ipirá convidou a executiva do PCdoB local para uma reunião, aceitamos. Fizeram a avaliação da conjuntura e expuseram as suas intenções. Não concordamos. Eles fizeram aliança com a macacada. Tudo bem e vida que segue. Quatro anos depois, necessário se faz uma conversa entre esses dois partidos em Ipirá. O PCdoB estende esse convite.



Sujeito de sorte é o governador Wagner. Não é que ele conseguiu apoio de quase todo mundo em Ipirá! Quase todo mundo porque devemos colocar fora desse barco a jacuzada (o governador é contra essa turma; já disse e não cansa de repetir). Luciano Cintra conversou com o governador e esse balançou a cabeça que sim. O governador não nega: “se votasse em Ipirá, votava na macacada” (por seu voto...). O Renova Ipirá está na base do governo. O apoio do PT local nem se fala, é todo do governador, embora ... (a língua coçou e eu vou dizer: tenho a impressão que o governador não vai aceitar uma candidatura do PT completamente isolado, se não aceitar não vai apoiar. Tem gente que bate na madeira dizendo o contrário. Mire-se no exemplo de Santo Amaro). Política é assim, não tem nada nos conformes.



E o xeque-mate está onde? Na burrice da macacada. Lançar a dobradinha Jurandy & Antônio, ou vice-versa, significa um xeque-mate no PT de Ipirá. Observem bem se não é assim: o candidato ser da macacada é fato consumado, não se discute e o PT de qualquer parte do Brasil vai ter que engolir desse jeito. Essa é a democracia da oligarquia dos macacos. Mas, tem um porém: a vice.



Essa dobradinha é a burrice ao quadrado. Por que? Mostra a arrogância da macacada, ao não dar a menor importância ao PT de Ipirá (nem para ouvi-lo). O desprezo pelo PT de Ipirá é manifestado nesta atitude, pois nem a vice deixaram para o seu maior coligado. Mostra o controle total da situação ao achar que para o PT de Ipirá não resta qualquer possibilidade de fuga ou defesa. Essa atitude implica no término do jogo com a conseqüente derrota do PT de Ipirá nessa aliança política. Se não é nada disso, então retirem a notícia do Ipiranegócios, pois passa a ser uma notícia inconseqüente.



Para o PT de Ipirá resta um consolo: se livrar dessa arapuca que o prefeito Diomário aprontou para eles. Observem bem: o PT não fez aliança com a macaca por nada, foi para lá com segundas intenções (que ninguém é bobo), ou seja, implodir a macacada por dentro (atuando no seio do grupo); diluir e torar a macacada pelo meio; enterrar as lideranças oligárquica dos macacos e, a partir daí, tornar-se a força majoritária no grupo e impor a sua política. Querer não é poder.



O PT de Ipirá ganhou? Ganhou duas secretarias. Não sei se ganhou força política, macaco é bicho ferrado com ferro em brasa e trucida nos bastidores e nas cozinhas as duas secretarias dos petistas. O PT de Ipirá perdeu? Perdeu uma vereança de quase 20 anos de mandato. Se não receber a vice é uma derrota política das grandes, pois significa que não ganhou espaço dentro da aliança e que não é reconhecido como muita coisa.



O PT deu muito a macacada. Deu votos (não sei se deu a vitória). Botou o governador no colo da macacada, ou foi o contrário, Wagner botou o PT de Ipirá no colo dos macacos, graças a habilidade e esperteza política do prefeito Diomário. Se tudo isso aconteceu; se todo esse vexame foi passado e não servir para ganhar uma vice da macacada, significa que o PT de Ipirá está recebendo muito pouco ou quase nada da macacada.



Reconheço que o PT de Ipirá está passando por uma prova de fogo. Estão dando o melhor de si para dar transparência e respaldar a uma administração macaca e por trás estão levando muito ferro e crítica da própria macacada. É piaba em ninho de jacaré.


Ficar na tormenta em que estão, sem a vice dos macacos; na aventura de só fazer um vereador (o mesmo de 20 anos atrás) e, tudo isso, por duas secretarias, significa mais do que nunca, que a macacada dominou e botou o PT de Ipirá na humilhação, inclusive com aquela triste argumentação de tirar proveito próprio, abocanhando uma lasquinha do que sobrar.



Na vida sempre se tem uma oportunidade. Unidades oportunistas se desmancham num soprar de vento. Não custa nada desagregar o que foi construído em bases falsas. Tenho certeza que o PT de Ipirá sairá desse embrulho, mas temo que o vacilo de uma candidatura própria levará a perdas significativas, ou seja, se despojar do que tem nas mãos, duas secretarias; a impossibilidade de alcançar o coeficiente para fazer um vereador e, tudo indica, a correria dos petistas para apoio a outros candidatos. Aliás, o PT de Ipirá afirma muito bem isso “aliança se faz e aliança se desmancha”, nem que não seja tão simples assim.



Não tem xeque-mate. Todo dia é dia de renovar. Quero deixar bem claro, que existe uma necessidade de conversa entre o PCdoB e o PT local. Há quatro anos atrás quem fez esse convite foi o PT, nós aceitamos, hoje, quem faz o convite somos nós, resta ao PT aceitar. É necessário que se renove. O movimento Renova Ipirá é um movimento aberto, democrático e tem que ser um pólo de atração para o debate e a implementação de um programa mínimo de governo para Ipirá. Um grande abraço a todos e vamos renovar.

Nenhum comentário: