quarta-feira, 25 de abril de 2012

Nada! Nada! vamos nadar.



Seria uma escolha bombástica. Um nome caído do céu ou não sei de onde. Simplesmente, não aconteceu, nesta terça (24/04). A macacada tem nome demais, observem os que já foram apresentados: GM, NM, GS, AA, EM, TD, VC, NA, até a chapa Di-Di já foi lançada e nada. A nomenclatura da macaquice não funciona e não se chega ao consenso. O município de Ipirá atravessa uma crise sem precedentes, provocada pela seca. É uma crise de água e de candidatos.

Vale registrar que nenhum secretário municipal tem vez, não é nem levemente cogitado. É importante registrar que nenhum vereador é sequer citado, nem por trás da serra, não fazem jus ao mérito jacú-macaco, aliás, eles estão conformados com essa situação de submissão perante as elites de Ipirá e conservam-se nesse papel secundário e subordinado na engrenagem da política local.

A grande novidade acontece diante de um rosário de pré-candidatos, alguns expressivos, outros nem tanto politicamente, mas que esclarecem atitudes e intenções da cúpula manda-chuva dos macacos: petista não; jamais; nunca.

É só pensar um pouco; muito dos nomes apresentados não possuem a história, o compromisso, a densidade eleitoral dos nomes petistas, mas estes não foram nem pensados, nem para constar, ou por desaviso, nem mesmo por desatino. O PT de Ipirá não é colocado na pauta dos macacos em pé de igualdade, mas debaixo das botas dos chefes da oligarquia. Para quem gosta de ser submisso é só lapidar a língua, não para falar, mas para...

Eu adoro quando o PT de Ipirá afirma que não tem autocrítica a fazer. Realmente, para que fazê-la? Dizem que deram a vitória ao prefeito na reeleição; tiveram secretarias para ganharem notoriedade e visibilidade, mesmo assim, com tudo isso, na hora do vamos ver, não foram nem lembrados no ninho da macacada, que só enxerga o PT de Ipirá como um meio para atingir o poder. Um ledo engano. A maior derrota política que a macacada poderá sofrer neste momento só depende da atitude do PT de Ipirá e isso tem um significado bem maior do que uma vitória eleitoral.

Um rosário de nomes. Tudo embromação. A candidatura dos macacos caiu no colo do ex-deputado Jurandy Oliveira. Não tem outro nome; nunca fizeram outro nome; nem prepararam outro nome. Querem tirar a doutora do céu para atirá-la no inferno; quem o faz, nada tem a perder. O “poder” no desenho que colocaram em Ipirá, para quem não se predispõe a aceitar o desmantelo é um risco e um infortúnio. O pré-candidato é GM. O vereador diz: “é um homem de bem, mas não tem um milhão.” O pré-candidato é AA. O vereador diz: “esse é o nome, o homem tem dois milhões para gastar.” O sistema jacu-macaco criou um monstro e esse monstro, hoje, come o patrimônio deles.

Vamos deixar a hipocrisia de lado: a disputa dentro da macacada é entre Jurandy Oliveira (que quer ser o candidato) e o prefeito Diomário (que não o quer candidato). Jurandy tem despontado bem nas pesquisas (35%); dizem que ele diz que tem uma boa bolada para gastar; é profundo conhecedor de como funciona o sistema jacú-macaco na utilização de vereadores e cabos-eleitorais; controla quatro partidos e tem três vereadores na mão. São esses os requisitos de um forte candidato. E qual é o problema?

O que falta ao pré-candidato Jurandy é coragem para sair separado do prefeito. A falta de coragem leva à falta de determinação, que por sua vez, implica no interesse pessoal, daí vem a cobrança: “ o prefeito Diomário tem que entrar com uma contrapartida significativa para a campanha” e a vitória será da macacada. Quem pensa assim, aceita a humilhação.

O deputado sendo candidato a derrota será do prefeito, que diz: “que não tem dinheiro para gastar na campanha, por causa da seca, que dará cinqüenta mil, que foi o que ele recebeu na sua campanha.” Saiu de baixo. Perceberam que o prefeito não é bobo. Aceita, mas cruza os braços. Mesmo assim, o prefeito perde o sono, não dorme de tanto pensar.

O próximo prefeito tem que ser da sua confiança; também pudera, só ele sabe se suporta uma auditoria; só ele sabe se precisa ter maioria na Câmara para garantir o futuro. Se assim for, ninguém poderá imaginar o que se passa pela cabeça do prefeito Diomário e, nesse caso, o candidato poderá sair no último dia da convenção, em cima da hora, no apagar das luzes. Poderia até, quem sabe, sair um nome da nomenclatura. A vitória seria de Ipirá.

Tranqüilidade mesmo, quem vive e usufrui é o pré-candidado da jacuzada, Marcelo Brandão, porque no grupo não tem outro nome. Aí a coisa é fechada, de família, sem contestação. O que atrapalha é o monstro que eles criaram em Ipirá, o tal do “come patrimônio”. Lançado o nome, o sistema jacu-macaco parte para cima, “cadê o saldo da conta-corrente?” Isso vira um drama ou uma tragédia.

Candidato? Só nas convenções, no final de junho ou o monstro come. Na vida tudo se pulveriza, se desagrega e desmorona. O sistema jacu-macaco dá mostras de cansaço.

3 comentários:

Rogerão da tora disse...

Agildo, na realidade a disputa será entra Jurandy e Marcelo Brandão, porqur não há mais interessados na parada. Soube hoje pelo alto que houve uma nova reunião da macacada na última 3ª feira e foi definido que o nome era Dudy. Só que em cima da hora, sua esposa percebendo que ele seria apenas usado como investimento financeiro de campanha, não permitiu(e com toda razão)que Dudy caisse nessa esparrela, porque só o Prefeito Diomário lucraria com a decisão.Apesar da pior seca dos últimos 50 anos que assola Ipirá, o Prefeito em sua teimosia, mantém a programação do São João mesmo com a advertência do TCM. A PRESSISTÊNCIA DA SECA E A GASTANÇA EM FESTAS FEITA POR DIOMÁRIO EM PLENA CAMPANHA ELEITORAL, RESPINGARIA NA CANDIDATURA DUDY, AO CONTRÁRIO SE A CANDIDATURA FOR A DE JURANDY( QUE COMO PREFEITO ENFRENTOU 2 GRANDES SECASAO CONSTRUIR DEZENAS DE GRANDES AGUADAS NA ZONA RURAL) QUE NÃO TEM O APOIO DO PREFEITO,MAIS TEM O RESPALDO DE 35% DE PREFERÊNCIA POPULAR E NÃO ESTÁ IMPONDO SEU NOME,TÁ DEIXANDO A COISA FLUIR. JÁ O PT, APESAR DE AFIRMAR QUE FOI DECISIVO NA VITÓRIA EM 2008(O QUE NÃO É VERDADE A DIFERENÇA FOI MENOR QUE 2004 E AINDA PERDEU O ÚNICO VEREADOR QUE TINHA),TEM QUE SABER QUE RUMO VAI TOMAR POIS SE NÃO ALIAR AO RENOVA, SEU CANDIDATO DECLARADO, NÃO PASSARÁ DE 500 VOTOS. É ESPERAR PRÁ VER.

Ipiraense em busca de solução disse...

Rogerão da tora, busco entender seu posição hoje dentro deste sistema politica que Ipira se encontra hoje, percebo que vc tem um grande interesse neste caso, minha pergunta é caso o prefeito ampare nosso "ex-deputado" vc estaria de acordo...

Rogerão da tora disse...

Caro senhor, já disse em outras postagens que não tenho vínculo politico com o ex- Deputado Jurandy, (meu vículo politico e pessoal é com Humberto Colonnezi, que não é candidato a nada sequer voto em Ipirá). Só acho que tanto ele como qualquer outro seja lá quem for, tem direito de pleitear o cargo de prefeito de ipirá.quanto a sua pergunta,não estaria de acordo de jeito nenhum pois o prefeito diomário hoje é FICHA SUJA POIS RESPONDE A VÁRIOS PROCESSOS NA ESFERA ESTADUAL E FEDERAL INCLUSIVE UMA execução fiscal DO ANO DE 1969, QUE ESTRANHAMENTE FICOU SEM TRAMITAÇÃO DURANTE 36 ANOS.jurandy, ao contrário não responde a qualquer processo e o apoio do Diomário só traria prejuizo a sua campanha. é o que penso. Quanto a vc, embora não saiba quem seja,continue na luta em busca de uma solução para a nossa sofrida e maltratada Ipirá.