domingo, 27 de maio de 2012

É DE ROSCA.


Estilo: ficção
Natureza: novelinha
Capítulo: 44 (mês de maio 2011) – incrível, apresentação do novo capítulo da novelinha esculhambada com, simplesmente, um ano de atraso e não acaba. Nem satanás acaba essa novelinha.

Este é um capítulo denso da novelinha, cheio de emoção, humilhação e dramaticidade, fato pelo qual, também, torna-se tenso, porque a manifestação exuberante do prefeito Dió não permite atrevimento de quem se ouse contrariá-lo. O prefeito Dió foi enfático:

- Toinho! Está aqui a papelada, você pode! Isso foi resultado de uma consulta feita a um famosíssimo advogado baiano, especialista em direito eleitoral.

- Isso deve ter custado uma fortuna! Já que eu não vou gastar nada, eu aceito.

- Isso não significa nada, foi apenas mil horas de trator. Não se preocupe com isso Toinho. Agora chegou a hora dos vereadores falarem – disse o prefeito Dió.

- Eu não tenho nada a dizer – afirmou claramente um vereador.

- Como? Não entendi o que você falou! Você quis dizer o quê? Repita para mim o que você falou, que eu não escutei direito – falou o prefeito Dió.

- Não! Eu não queria dizer o que eu disse... é que eu não completei o que eu disse... quando eu ia dizer que estava com quem o prefeito Dió mandasse eu ficar e eu estou com...

- Não precisa dizer mais nada vereador! Já compreendi que você entendeu mais do que eu e, aqui, é assim, quem não estiver onde eu estou que diga logo – afirmou o prefeito Dió.

- Já que o vereador não quer falar eu tenho uma palavrinha para dizer. Ô prefeito Dió! Porque Vosmicê não manda tirar a lama do açude do João Velho para deixar limpo para receber de coração aberto a água da chuva? – perguntou um homem do campo que mora na região.

- Nessa reunião o povo não pode falar, aqui quem fala é só vereador e liderança, mas já que um intruso usou a palavra eu vou responder de forma clara para que todos entendam: a prefeitura não tem dinheiro; estamos gastando perto de um milhão com o São João; uma hora de trator é uma fortuna e o governo do Estado só mandou 300 horas de trator para o nosso município – respondeu à altura o prefeito Dió.

- Prefeito Dió! Perivaldo do Trator mim disse, que ele tira a lama dos dois açudes com 300 horas de trator e, tem mais, se passar disso ele faz por conta dele, isso vai custar 30 mil reais – disse o homem do campo.

- A prefeitura não tem esse dinheiro! O que é que eu posso fazer? Nada! Uma hora e meia de mano Bruno e mano Marrone custa 228 mil reais. E tem mais, o açude entupido com qualquer chuva enche e tanque cheio é bom para o psicológico do homem do campo, que fica feliz em ver sua presa cheia – disse o prefeito Dió.

- Esse açude recebendo água, se estiver limpo ele dura quatro anos e com lama só guenta quatro meses. O senhor vai ficar me devendo esta comédia prefeito Dió e em outubro Vosmicê vai ter uma resposta - disse o homem do campo.

- Pronto! Já falou? Aqui só quem fala é autoridade. Quem! quem pediu para falar? Quem é você? – indagou o prefeito Dió.

- Eu sou Jojó de Dió.

- Você fala.

- Meu honorificentíssimo e honestissíssimo prefeito Dió, o mais honestíssimo do Brasil! Do Brasil não, do mundo! ...

- Opa! Para por aí! A Lei não prevê a atuação destas entidades como fornecedora de mão de obra e esse fornecimento de mão de obra não está entre os seus objetivos sociais. É uma coisa irregular a contratação dessas entidades para a terceirização de mão de obra. Tem sido uma prática para protelar a realização de concurso público e o uso deste expediente também pode significar uma burla a Lei de Responsabilidade Fiscal.

- Quem é você para intrometer-se e falar assim na nossa reunião? – indagou bravo o prefeito Dió.

- Eu sou Oscip. Eu falo aqui e no Jornal A Tarde (27/5/2012) pag. A11; disse e digo, em Ipirá, o contrato foi de R$ 4,3 milhões, sem licitação, firmado em 2009. Foi questionado pelo TCM pela ausência de documento que comprova pagamento aos funcionários.

- Na minha reunião quem manda sou eu, com a palavra Jojó de Dió – falou o prefeito.

- Meu idolatrado e impecável prefeito! Isso tudo é revanchismo, não liga não! O que eu tenho para dizer não é nada e é tudo ao mesmo tempo. O senhor foi o único prefeito que construiu o Matadouro de Bovinos em Ipirá, coisa que ninguém conseguiu e lá vai matar ovelha... – ia completando Jojó de Dió, quando ouviu o vozeirão.

- Cala esta boca, Jojó de Dió! Deixa de falar o que não sabe falar. Quem manda nesta joça sou eu e eu já disse: vai ser Toinho até a Convenção, depois eu vou pensar; não vai ter matadouro e isso eu não vou pensar; ovelha não vai matar nem com a ordem de satanás; e vamos ter mano Bruno e mano Marrone com seca ou sem seca; não vou tirar lama de açude porque é caro. Eu sou o trator daqui, eu cavo, limpo a lama e não deixo buraco, quem manda sou eu e acabou.

Suspense: e agora ? o que será que vai acontecer ? O prefeito Dió está faltando oito meses para deixar o mandato. O sujeito do blog está com a novelinha atrasada doze meses. Mandato para terminar 8 meses. A novelinha para empatar 12 meses. Quem vai terminar primeiro? Quem vai levar a melhor: o prefeito Dió ou sujeito do blog? o Agora é que essa novelinha não acaba nunca e Ipirá vai se lascar. Duas coisas de rosca, essa novelinha e o Matadouro de Ipirá.

Leia o capitulo 43 (abril 2011) bem abaixo.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência.

Um comentário:

Rogerão da tora disse...

AGILDO, ESSA DA OSCIP VIM SABER ATRAVÉS DO SITE POLITICA LIVRE,MATÉRIA DO JORNAL A TARDE. E AGORA (P)DIOMÁRIO? NÃO É V.EXª QUE ALARDEIA QUE É O PALADINO DA MORALIDADE? 4,3 MILHÕES SEM LICITAÇÃO E EM 2009,ESSA EU NÃO SABIA MAS A IMPRENSA DESCOBRE E EPERO QUE HAJA DE SUA PARTE UMA JUSTIFICATIVA PRÁ TAL FATO A SER DADA AO JORNAL A TARDE E AO TCM SOBRE A FALTA COMPROBATÓRIA DE DOCUMENTOS DE PAGAMENTO AOS FUNCIONÁRIOS. JÁ VAI FAZER 03 AONOS QUE A VERBA FOI REPASSADA E O POVO PRECISA SABER SEU DESTINO. NÃO FAÇA IGUAL A SUA EXECUÇÃO FISCAL QUE O SR RESPONDE DESDE 1969,HÁ 43 ANOS E ATÉ HOJE NÃO SE MANIFESTOU SOBRE ESTE CALOTE À FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL.AGILDO CONTINUE A APURAR ESSE TAL CONVÊNIO ILEGAL E CONTINUE DENUNCIANDO. DOE-LA, A QUEM DOE-LA. GRANDE ABRAÇO.