quarta-feira, 16 de maio de 2012

RENOVANDO A ESPERANÇA.


Vou tentar selecionar as três maiores bravatas de Ipirá, na minha opinião: primeiro; UTI no Hospital (essa é medalha de ouro); segunda, conclusão do Matadouro de Bovinos/Ovinos ( a mais persistente, dura 20 anos); terceira, ambulância do SAMU para Ipirá (do jeito que anunciam, parece que a população basta discar que a ambulância já está em sua porta).

Sem bravatices, temos algumas conclusões intermitentes: Antônio Colonnezi é o candidato da macacada, por cima e por baixo da lei, das ladainhas, do converseiro, dos concorrentes dentro da macacada e das cogitações mirabolantes; tudo isso com o apoio do prefeito Diomário. Colocou o dedo, apontou, sacramentou. Acabou. Não tem para mais ninguém. Na oligarquia é assim; as aspirações são podadas a toque de facão afiado. A oligarquia jacu não foge a regra. O candidato é Marcelo Brandão. Tem outro? Vai haver disputa? Qual será o critério da escolha? O dedo. Apontou, escolheu, acabou e nada para os outros, se é que existem.

Fugindo do bravateador. O PT de Ipirá definiu a sua candidatura em um pleito democrático e escolheu Ademildo Almeida, agora vai ter que enfrentar os interesses dos potentados (governador/ deputado Afonsinho/ secreta RUI). É uma parada indigesta, os macacos apostam que o PT não vai agüentar a pressão. O RENOVA IPIRÁ em sua prévia definiu pela pré-candidatura de René Saint Clair do PSB. Foi uma disputa democrática, onde cada simpatizante expressou livremente a sua vontade. Foi muita emoção na disputa calorosa entre René Saint Clair, Eraldo Campos e José Augusto Dantas, de maneira que o RENOVA mostrou firmeza, solidariedade e entusiasmo para colocar como opção para Ipirá um projeto que traduza em desenvolvimento para o nosso município.

As pessoas afirmam certas coisas como sendo a mais perfeita verdade e por isso, absolutamente indiscutível. Isso é dogmatismo. Essa linha de pensamento filosófico foi dinamitizada por Immanuel Kant com a sua corrente do ceticismo, onde os questionamentos colocam as verdades como castelos de areia.

As pessoas dogmáticas estufam o peito, empinam o cangote e soltam a frase: “o prefeito mais honesto de toda História de Ipirá foi Diomário”. Outros duvidam! Questionam e aprofundam o que é afirmado de forma absoluta. São os céticos.

O dogmático falou e disse; sem pensar no que disse. Ele disse “mais honesto”, naturalmente, todos os outros foram colocados numa condição secundária de não honestidade; com suspeição; excluídos da condição ética.

Se ele tivesse colocado “um dos mais honestos”, estaria deixando para os outros a condição de “também foi honesto” e não havia necessidade de colocar-se a indagação: quem foi mais honesto: Diomário Sá, ou Elofilo Marques, ou Delorme Martins, ou Jurandy Oliveira?

Da mesma forma, se tivesse colocado “totalmente honesto” estaria impregnando Diomário de honestidade e não excluiria os demais prefeitos dessa possibilidade. Mas quando disse “o mais honesto”, comprimiu, mistificou, sacramentou e terminou negando a própria honestidade do prefeito Diomário. Vamos supor: prefeito x teve 10% de honestidade; prefeito y teve 15% de honestidade e o prefeito d teve 20%. 20%>15%>10%. Por sua própria língua, é o mais, mas não é o que queriam que fosse. O dogmatismo estava tingido de ceticismo.

Que convicção! Que certeza! Parece até o óbvio. “O resto é pura raiva e ódio a Diomário, jacu e macaco”. Esse palavreado é uma velha ladainha que dicotomiza a sociedade com uma dinâmica do maniqueísmo barato entre o bem e o mal, Deus e o Diabo.

Interessante que o bem é só lado de quem faz a sentença, o mal são os outros. O interessado determina, pela sua vontade e seu interesse, quem é o bem e quem é o mal. Me fez lembrar de um caso: O sujeito era um maconheiro empedernido, desses desastrado e sem jeito, fazia miséria. Saiu do macaco e entrou no jacu, uma senhora da rua das Flores comentou: “Mas, fulana! Tu já viu fulano! Bastou vim para o nosso grupo já é outra pessoa”. Deixou o baseado, passou a fumar os quilos, mas ela queria por que queria ver de outra forma. É assim, quem olha limitado pelo maniqueísmo não pode vislumbrar as coisas de forma diferente.

O crítico é raivoso e odiento. Diomário é um santo. Jacu e macaco é a coisa mais pura do mundo. Definiu assim, o acusador da designação. Acabou. Quem efusivamente pensa assim, termina sendo contagiado pelo próprio veneno da causa alheia, na medida em que quer ser mais majestoso do que o rei que faz questão de defender, termina virando escravo do ódio e da raiva que recrimina.  Espero que essa tão deplorável raiva e esse ódio tão vislumbrados pela mente e coração imaculado, não sejam ambos, contagiados por essa raiva e esse ódio, passando a ter impregnado na alma um ódio e uma raiva tão intensa ao “crítico raivoso e odiento”, quanto a que acabou de formar juízo. A alma humana é uma imensa fronteira escorregadia.

A elite de três famílias oligárquicas detém o controle e o privilégio do comando administrativo do município de Ipirá. O sistema jacu/macaco é um sistema oligárquico, caciquista, atrasado, fechado, exclusivo, de controle total e impermeável, que não possibilita aos munícipes um papel participativo na gestão do município.

Além do mais, as complexidades e a problemática que chegou o município de Ipirá, no qual e para o qual a gestão concentradora, ao crivo de uma cabeça iluminada, não corresponde e não dá uma resposta a toda essa complexa problemática que passa o município. O sistema jacu/macaco é coisa do século passado, que não contém instrumentos que correspondam à superação de problemas contemporâneos graves. Esse sistema jacu/macaco tem que ser superado para evitar que Ipirá caía no gargalo. As pessoas começam a perceber isso e querem fazer diferente.

Outra mancha desse sistema jacu/macaco é o custo de campanha, um caminho inevitável e para o vício e a corrupção. Montados em volumes altíssimos 1/2/3 milhões no “caixa dois”, isso equivale à gestação, criação e engorda de um “monstro que come patrimônio” do candidato, que é quem vai ter que bancar, porque é ele que vai manipular os recursos públicos e daí abre-se a tentação, cobiça e picaretagem com o desvio do dinheiro público. É o sistema que alimenta, cogita e entorpece de vilania e de gatunagem com os recursos públicos. Ninguém de boa consciência vai gastar 500 para receber 480, só por amor a Ipirá.

O dogmático enxerga o sistema jacu/macaco como uma coisa perfeita, eterna, inatacável, intocável e perene. Engole. O sistema jacu/macaco já deu o que tinha que dá. Suas lideranças mais representativas já não são tão representativas como eram no passado para conduzirem o barco. A política do governo estadual não supervaloriza as lideranças regionais, principalmente quando não são petistas ou não tem o poder municipal. As novas lideranças locais não possuem o traquejo, experiência e eficiência na domesticação da população. As pessoas começam a visualizar as coisas de forma diferente e começam a sentir a necessidade de exercer a sua cidadania, independência e liberdade.

O dogmático fecha a chapa da sua cabeça: o prefeito Diomário apoiando a candidatura própria do PT de Ipirá. Afirmativa que não agüentou um sopro. Simplesmente, não entendeu que Diomário não deixa a macacada, é um homem do sistema jacu/macaco. Segundo: o PT de Ipirá não faz parte do sistema jacu/macaco.

Pelo menos, não foi dogmático quanto ao meu posicionamento, questionou (como deve ser). Minha posição é simples e clara; ela é produto de minha consciência, muito mais do que de minha conveniência: defendo e votarei no candidato do Renova Ipirá, o nosso pré-candidato René Saint Clair.

Uma característica da politicagem do sistema jacu-macaco é o baixo nível, é a mesquinharia, é a coisa miúda, que não leva Ipirá para lugar algum. Por hipótese alguma não devemos substituir as ideias por insultos. Ipirá não merece tanta raiva e tanto ódio.

6 comentários:

joacyr ramos disse...

CLARO BLOGUEIRO POR ENQUANTO VOCE E MAIS 49, VÃO VOTAR NO RENOVA EM OUTUBRO. UM GRUPO QUE REUNE VÁRIOS PARTIDOS SO CONSEGUE 50 ADEPTOS? VAI CHEGAR AS ELEIÇÕES COM QUASE NADA. BASTA UM GRITO DO DIÓ E PIMBA! ANALISE BLOGUEIRO QUANTAS PESSOAS LIGADAS AO PREFEITO ESTEVE PRESENTE? SEU RENOVA JÁ NASCEU NAT-MORTO SÓ FALTA MARCAR A DATA DO ENTERRO.

Ipiraense em busca de solução disse...

Caro Joacyr Ramos, percebo em suas postagem que o Sr. é um claro defensor dos caminhos que o nosso município trilha, eu particularmente acho que Ipirá merece muito mas, o Sr. pode até mim pergunta se o Renova, PT, os Bichos de Ipirá (jacu e macaco), -digo bichos pois não concordo muito com esta idéia de envolver nossa fauna neste meio preferia siglas, partidos (PMDB, PTB, seja lá qual for)- Mas como falei IPIRÁ merece muito mas, pois temos um povo guerreiro que desenvolve nosso município no peito e na raça, aqui podemos citar nossa industria do couro (pequenas fabricas de fundo de quintal, entre outras grandes que temos em nossa cidade) quando falo que Ipira merece muito mas, é porque eu olho para trás, não vejo nada de desenvolvimento publico em nossa cidade, mas o Sr. ainda acha que desse geito esta bom, fazer o que, espero que Sr. apesar de não conhece-lo pense mas por Ipirá, nao por grupo. Espero que mim entenda.

Ipiraense em busca de solução disse...

Caro Joacyr Ramos, percebo em suas postagem que o Sr. é um claro defensor dos caminhos que o nosso município trilha, eu particularmente acho que Ipirá merece muito mas, o Sr. pode até mim pergunta se o Renova, PT, os Bichos de Ipirá (jacu e macaco)podem fazer, -digo bichos pois não concordo muito com esta idéia de envolver nossa fauna neste meio preferia siglas, partidos (PMDB, PTB, seja lá qual for)- Mas muitos já tiveram esta oportunidade, veja como estamos. Como falei IPIRÁ merece muito mas, pois temos um povo guerreiro que desenvolve nosso município no peito e na raça, aqui podemos citar nossa industria do couro (pequenas fabricas de fundo de quintal, entre outras grandes que temos em nossa cidade) quando falo que Ipira merece muito mas, é porque eu olho para trás, não vejo nada de desenvolvimento publico em nossa cidade, mas o Sr. ainda acha que desse geito esta bom, fazer o que, espero que Sr. apesar de não conhece-lo pense mas por Ipirá, nao por grupo. Espero que mim entenda.

Edvaldo Almeida disse...

Joacyr o município se encontra nesse estado por ter um número considerável de pessoas que estudou na mesma escola que vc, e digo mais com os professores que infelizmente não conseguiram mesmo que tentasse com tantos esforços abrir seus olhos e passar o mínimo de luz para eles, e digo mais no face book se diz que soltaram foguetes porem fui conferir havia seis pessoas na comemoração da candidatura vencedora. Na eleição vc volta postar as urnas te mostrarão que outros diferentes de você conseguiram assimilar um campo de visão mais amplo e com mais criticidade. Talvez se você deixasse de usar a cabeça dos outros tiraria melhores conclusões.

Edvaldo Almeida disse...

Joacyr o município se encontra nesse estado por ter um número considerável de pessoas que estudou na mesma escola que vc, e digo mais com os professores que infelizmente não conseguiram mesmo que tentasse com tantos esforços abrir seus olhos e passar o mínimo de luz para eles, e digo mais no face book se diz que soltaram foguetes porem fui conferir havia seis pessoas na comemoração da candidatura vencedora. Na eleição vc volta postar as urnas te mostrarão que outros diferentes de você conseguiram assimilar um campo de visão mais amplo e com mais criticidade. Talvez se você deixasse de usar a cabeça dos outros tiraria melhores conclusões.

Rogerão da tora disse...

ACREDITO QUE O "CABEÇA DE PUDIM,JOACYR, TÁ FAZENDO ESCOLA POIS AO MEU VER OS OUTROS COMENTÁRIOS O ENDOSSARAM. VAMOS AOS FATOS; O ENCONTRO DO RENOVA FOI APENAS PARA DEFINIR QUEM SERIA O CANDIDATO A SER APRESENTADO HAVENDO 50 VOTANTES. É NORMAL VEJA QUE NA ESCOLHA DE DR. ANTONIO COMO CANDIDATO DA MACACADA, COM PODER E TUDO MAIS, TEVE MENOS GENTE QUE O RENOVA CONFORME SE VÊ NAS FOTOS. FUI PRESIDENTE DO PSDB E ENFRENTEI DIFICULDADES PARA FAZER A CONVENÇÃO. MAS FAZIA. DA MESMA FORMA FOI ASSIM COM DR. HUMBERTO COMO PRESIDENTE. HAVIA DIFICULDADES. HOJE O PSDB DE IPIRÁ NÃO PASSA DE COMOSSÃO PROVISÓRIA. AGORA JOJÓ,BAJULADOR DO DIÓ, ANTONOI COLONNEZI É O CANDIDATO . E AÍ COMO FICA VOCÊ QUE EM POSTAGEM PASSADA ATACOU O "MALUCO BELEZA"?. SERÁ QUE DIÓ TÁ APRONTANDO OUTRA PRÁ MACACADA COMO FEZ NA ELEIÇÃO DE 2008?. RESPONDA JOJÓ DE DIÓ.ABRAÇOS AGILDO