sábado, 19 de maio de 2012

TOCOU FOGUETE, É O CARA! NÃO TEM PRÁ NINGUÉM


O foguetório definiu. Um “famoso advogado em direito eleitoral na Bahia” (não tem o nome; ninguém se queima) afirmou que Antônio Colonnezi está plenamente recuperado, esta tese é defendida por “outros renomados juristas”. Os foguetes mostraram mais firmeza: o homem é o candidato dos macacos. Calaram-se os pretendentes. É o único que consegue manter a unidade do grupo, embora perca o PT de Ipirá. O prefeito Diomário foi mais reservado: “é o homem! Ele tem 95% de possibilidade de ser o nosso candidato”.

Com Antônio candidato, a conversa é outra. A jacuzada que se segure, porque a parada é desmantelo. Desbancar Antônio não é tarefa fácil, muito menos para um grupo isolado (por mais forte que seja). Tradicionalmente, a politicagem de Ipirá é definida com a debandada de um agrupamento do jacu para o macaco, ou do macaco para o jacu (Jurandy 1976 – Diomário 2004). É o contrapeso. É a diferença que faz o resultado.

A macacada inferiorizada usou a cabeça, foi inteligente, aceitou e apoiou (vou frisar: apoiou) os remanescentes do outro grupo e conseguiu vencer a jacuzada. Tem oito anos que a jacuzada está fora do poder (se perder essa passa para doze). Com quatro na caçapa, pula para dezesseis. Nem todo mundo tem a torcida do Bahia para agüentar onze anos sem campeonato.

A jacuzada tem grupo forte? Tem. E daí? Tem quatro vereadores e pode perder um. A macacada tem seis vereadores e só pode perder um. A jacuzada perdeu um cabo-eleitoral forte na região do Malhador, ganhou um iniciante no Pau-ferro. No jogo de perde e ganha, a jacuzada não puxou ninguém, então, depende muito do que o RENOVA e o PT conseguir tirar da macacada.

Quem são os candidatos da jacuzada? O mais forte e que unifica o grupo é Luiz Carlos  (também deve ter um famoso advogado em direito eleitoral na Bahia que diga que ele está plenamente recuperado). Puxa quem da macacada, para fazer a diferença? Se não tiver essa força, morre na praia. Vai ter que gastar uma bolada, do contrário não fará a diferença e pode levar uma boa paulada, no voto e no bolso. Politicamente, haverá a união da macacada e do PT de Ipirá, (não duvidem) com o mesmo discurso da última eleição (Luiz Carlos não pode governar Ipirá).

Tirando Luiz Carlos, só tem Marcelo Brandão. Sendo Marcelo, puxa quem do lado da macacada? Não mantém a unidade do grupo, perde pouca ou muita gente, mas perde (pode ser a diferença); se não gastar uma bolada razoável, não vai conseguir manter a jacuzada num nível competitivo. Pode não fazer falta no bolso, mas vai fazer falta no voto. Politicamente a macacada vai jogar com folga e vantagem no placar.

Marcelo seria um candidato forte e com grandes possibilidades contra Jurandy Oliveira, mas contra Antônio a dificuldade cresce e o buraco é mais embaixo. Além de não agregar a jacuzada, não tem força para chamar para si, nem o PT, nem o RENOVA (como Luiz Carlos também não tem). A oposição dividida, a vitória será do grupo macaco, com Antônio Colonnezi, porque falta na jacuzada, o contrário daquele discurso que une o adversário ( Antônio não pode governar Ipirá).

A jacuzada nunca abriu para ninguém, venceu sempre com suas forças. Neste momento, a jacuzada não tem nenhum poder (municipal) nem apoio de poder (estadual, federal). Nestas eleições a jacuzada vai enfrentar os poderes (municipal, estadual, federal). Neste instante, a jacuzada não tem poder de atração, não atrai nenhum simpatizante do adversário (repatriou Luciano Cintra), não está somando, não está crescendo, vai fazer um esforço extraordinário para manter o que tem e, vai ter que rezar um bocado para que o RENOVA e o PT de Ipirá consiga minar a macacada o suficiente para ter uma perda expressiva. A jacuzada vai jogar por dois resultados: o seu e o do RENOVA, além do mais, tem que torcer para o PT não se juntar à macacada. Jogando dependendo dos outros, a jacuzada está lascada.

As conseqüências de uma derrota, agora, para a jacuzada, trarão conseqüências terríveis para uma perspectiva futura. A macacada ficará mais consolidada e fortalecida; aumentará o seu poder econômico; açambarcará o poder eleitoral dos jacus, com o poder do convencimento através do clientelismo, do compadrio, do assistencialismo, da compra de voto e outras influências, enquanto a jacuzada vai patinar, perder gordura e definhar por não ter como sustentar com o patrimônio pessoal aquilo que mais fizeram questão de manter o “tal monstro que devora patrimônio de líder político” porque se não tiver condições a prefeitura tem.

Estamos vivendo numa nova conjuntura, o grupo que não se abrir vai levar bordoada por cima do peito. Tem gente em Ipirá que não aceita mais as imposições de grupos oligárquicos, que dizem ter os votos do povo de Ipirá. Uma derrota é uma catástrofe para essas oligarquias. Significa perda de influência, de patrimônio, de controle e de poder político. Deixar a outra oligarquia se fortalecer politicamente é cavar a própria sepultura, porque marcando posição sem precisar de oligarquia nenhuma tem outros segmentos da sociedade, inclusive na esfera política.

O que poderá acontecer: se a jacuzada apoiar o pré-candidato do PT de Ipirá, Ademildo, vai criar o maior embaraço do mundo para o prefeito Diomário, que terá que gaguejar um bocado para se explicar diante do secretário Rui Costa e do governador JW, que ficará numa saia justíssima: em que palanque subirá o governador? (eu aposto no da macacada).

Se a jacuzada apoiar a pré-chapa do RENOVA, René e Eraldo, estaremos aumentando o poder de fogo contra a candidatura de Antônio. Caso nada disso aconteça, estaremos todos (RENOVA, PT de Ipirá, jacuzada) marcando posição e fazendo um esforço enorme para ser o segundo colocado, para observar o pipocar dos fogos da macacada e torcer para o empate no tapetão (STE eliminando o que não podia ser). Neste caso ficará o segundo colocado e não o vice, fique bem entendido. Que fique, também, bem entendido, como exemplo, a situação do carlismo na Bahia. Tem gente, em Ipirá, que nunca imaginou que isso acontecesse, quando aconteceu foi o primeiro a deixar o barco. Não foi seu Luiz?

O RENOVA IPIRÁ marchará com sua chapa própria, com seus pré-candidatos René e Eraldo, para fazer um manifesto em prol de Ipirá, que precisa de mudança. O RENOVA está aberto para receber apoio. O sistema oligárquico jacu-macaco já deu o que tinha que dar. Ipirá precisa e necessita de liberdade, desenvolvimento e progresso. O RENOVA tem esse propósito.

Nesta terça, dia 15 de maio, o foguetório começou por volta das 19h. Meia-noite, continuava na Praça da Bandeira. Um transeunte que vinha da 20 de Abril, ao passar pela praça, não perdeu a oportunidade de comentar: “que RENOVA é esse prá tocá foguete!” Observe como foguetório repercute.

3 comentários:

Rogerão da tora disse...

AGILDO, AFIRMO E REAFIRMO QUE A CANDIDATURA DE DR. ANTONIO A PREFEITO DE IPIRÁ, NÃO PASSA MAIS DE UM GOLPE DO DIOMÁRIO PRÁ GANHAR TEMPO E LANÇAR SEU CANDIDATO DO CORAÇÃO E DE OBRIGAÇÃO, LUCIANO CINTRA COM DR. ADEMILDO NA VICE. A ARTIMANHA USADA POR DIOMÁRIO É A MESMA DE 2008. LANÇA DR. ANTONIO E O TRE/TSE/STF,INDEFERE E PIMBA!LEMBRE-SE QUE ELE DEVE A DE VICE A DR. ADEMILDO DE 2008 E DÍVIDA, É DIVIDA EMBORA DIOMÁRIO NÃO GOSTE DE PAGAR OS COMPROMISSOS ASSUMIDOS. UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

AGILDO, DESEJO SABER EM QUE GRUPO VOCÊ VAI VOTAR,POIS SÓ ELOGIA O PREFEITO DIOMÁRIO.VOCÊ ANTES ERA DO PT E HOJE ESTA NO RENOVA,MAS CONTINUA ELOGIANDO O PREFEITO DIOMÁRIO E SEMPRE ACUSANDO O OUTRO GRUPO.SURGIRO A VOCÊ FAÇA UM LEVANTAMENTO DAS OUBRAS DO EX-GESTOR LUIZ CARLOS E DO ATUAL GESTOR DIOMÁRIO E COLOQUE NO SEU BLOG PARA SE VER QUAL O MELHOR ADMINISTRADOR, POIS SE PAGAR BEM AO FUNCIONARIO E DEIXAR O MUNICIPIO ACABADO FOR BOA GESTÃO ESSE GESTOR DEVE MORA NO CEMITÉRIO,POIS LAR NIGUEM RECLAMA.SÓ VOU LEMBRAR DUAS COISA DE RUIM NESTA GESTÃO: A FILA NA CENTRAL DE MARCAÇÃO E O JARDIM DA PRAÇA ROBERTO CINTRA.
QUANDO AO CANDIDATO ANTONIO COLONEZE LEMBRE QUE ELE NAO PAGOU 6 MESES AOS FUNCIÓNARIOS DESTRUIU O MUNICIPIO E SAIU CORRIDO PELO FUNDO DA PREFEITURA FICANDO 4 ANOS EM BARREIRAS PARA NAO VER O POVO DE IPIRÁ.DEPOIS DE TUDO ISSO VOCÊ AINDA TEM CORAGEM DE DIZER QUE ELE É O CARA. VALEU SE OFENDIR MIM DESCULPE

joacyr ramos disse...

kkkk antonio prefeito de ipirá eé a piada do ano. dió sabe bem o que faz é o cara