quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A GANGORRA.


Esse vice é o “cão chupando manga”, no bom sentido, é claro. O sujeito faz tudo para derrubar o cabeça de chapa. Lançou-lhe um processo no lombo e em apenas poucos minutos botou-o numa esparrela. Disse ele: “queria começar dizendo: o que vou fazer da vida, se só tenho 4 min. para nominar as pessoas de melhor qualidade na vida pública desta terra.” Ele não via assim e não pensava assim. Como a vida é enganadora!

“Formiga não olha para a folha que corta.” E mais um dito popular: “Quem viu Naninha.” Quem te viu e quem te vê! É assim que se rasga uma estória que, pretensamente, se queria construir. Hoje, deve perder o sono, só de imaginar em quanto tempo perdido e bem que podia ter tido e usufruído desta total felicidade há mais de vinte anos atrás. Hoje, ele deve pensar: “que bobo fui.”

Faltavam 3 min. Pouco tempo para saudar o que há de melhor na vida pública e pior ainda, só 3 min. para bajular a pureza, a ética e a galhardia da vida pública: “o maior prefeito da história desse município” e “o maior líder, o mais carismático que essa terra já teve.” Quando ele andava no caminho da perdição, a estreiteza política não o deixava ver assim. Arejou a vida, daí aguçou a visão, principalmente a visão política.

Faltavam 2 min. Aguçou a visão política. “A parceria de JW é com a gente, só deu o dinheiro para o hospital porque somos aliados” e completou “governador, por hipótese alguma, vai dar dinheiro a prefeitura que não é do lado.” Isso, para mim, é o ABC da cartilha do truculento ACM. Isso é fascismo. A administração pública tem que ser para o atendimento do desenvolvimento humano de todas as pessoas, esse papo de que governador só olha ou só deve olhar para municípios de prefeitos aliados é de uma estupidez sem tamanho.

Faltava 1 min. Concluiu com o argumento de autoridade: “tem gente que fala de saúde e não entende de saúde, porque saúde demanda tempo, principalmente, na questão estrutural com financiamento definitivo” e foi mais longe “ o que se vê aqui é o que se vê em Feira, no Brasil inteiro” e mais “dinheiro público é só um cobertor curto, cobre a cabeça e descobre os pés. Os recursos são finitos, as demandas são infinitas. Só podemos botar o chapéu onde o braço alcança.” Os fatos não conspiram com a realidade, que não se amolda às belas palavras.

Faltavam 30 segundos. Só faltou dizer: “toma o pepino cabeça de chapa!” Com somente esse tempo, o cabeça esqueceu tudo: “Aqui só tem duas opções de escolha.” Entendo isso, como um reconhecimento de que ele não é uma opção por impedimento. Baixou a ripa no passado do outro, o passado administrativo dele não conta. A pérola do dia: “quem não paga salário não merece ter cargo público” parece que está sofrendo de amnésia e disse mais ainda “o hospital tem um aparelho de raio X que nunca funcionou.” Esqueceu que o prefeito é seu aliado por oito anos. Isso é democracia demasiada ou é um festival de besteira que assola estas terras.

Esgotou-se o tempo. Chega a polícia. Esquenta o tempo e aumenta a tensão. Tudo isso faz parte da baboseira que toma conta desta terra, simplesmente para iludir o povo, enquanto se esquenta a chapa e se lavam as fichas; uma suja no TRE e outra presumivelmente em SP, como foi dito.

Dois garotinhos brincando no pula-pula! Que mal há nisso? Nenhum! Tantos e tantos outros já brincaram nesse brinquedo, até com mais idade; até mesmo, com mais sapiência política; até mesmo, com uma pretensa ética e um carimbo de “o mais direito dessa terra”. Não é nada demais; até mesmo porque, titio ficou de butuca, ele também, está olhando, cuidando e brincando de gangorra com os sobrinhos, assim é muito mais seguro. É gangorra de quatro; dois para lá e dois para cá. Pena, é que essa gangorra só serve aos escolhidos, o povão só fica espiando, espiando, espiando... morre espiando.

Nenhum comentário: