terça-feira, 18 de dezembro de 2012

CREPÚSCULO.


Excelentíssima Prefeita de Ipirá, Ana Verena! Tenho lá minhas dúvidas quanto à sua futuríssima administração nesta terra, até mesmo, porque a digníssima prefeita não tem o cheiro desta terra e, muito menos, degustou do sal deste chão, por isso, eu faço uma perguntinha simples, só responda com ação: o que a prefeita vai fazer pela economia rural do nosso município? Pense, enquanto eu continuo pensando por meu lado.

Está findando a administração do prefeito Diomário. A administração e a força da caneta. A força da caneta e a carreira. A carreira porque a macacada está eufórica e não perde o tempero, ou melhor, o destempero: “é a vez do nosso grupo comer”. Essa gente pensa que o dinheiro público é para ser fatiado entre os coligados. Essa gente é aquela sombra ou assombração que joga no lamaçal o nome, a honra, a dignidade de qualquer gestor. O grande inimigo da prefeita está em casa, no próprio grupo da macacada.

Voltando ao prefeito Diomário, é o fim da carreira. Os macacos ganharam por 49 votos de diferença, quase nada, e isso provoca uma grande diferença, porque os macacos não perdoam o prefeito Diomário quando afirmam que: “a frente foi pequena porque o prefeito Diomário não gastou com a campanha”, alguns dizem mais: “ ele não gastou e ainda pagou coisas da prefeitura com o dinheiro que era da campanha”. Os macacos assim enxergam e, assim enxergando, fazem com que a cabeça siga pensando desse jeito, assim sendo, analiso eu: “ Diomário é uma espinha atravessada e encravada na garganta da macacada, que não consegue engoli-lo e parece que o dito-cujo não terá muita vez. Vai ser fritado.”

Já está sendo fritado. O grupo de Diomário não indicou um secretário. Os dois nomes que ele tenta proteger e amparar sofrem uma rejeição homérica dos macacos. Sem poder de mando perdeu o poder de decisão, virou uma jangada sem rumo em mar aberto e não tem como influenciar com peso nas futuras candidaturas do grupo e macaco não aceita novamente uma candidatura sua e, talvez, quiçá, nem mesmo a sua interferência. Está mais ou menos clara a extensão do papel político de Diomário na política de Ipirá, mas esse papel não pôde e não pode ser desempenhado senão a serviço da oligarquia que domina o grupo da macacada. Aliás, sejamos bem realistas, o grupo de Diomário só tem o advogado G.M. com possibilidade de ser prefeiturável, principalmente pela honradez, mas totalmente escanteado levando-se em conta o principal fator para ser um candidato em Ipirá, o cifrão (infelizmente chegamos a esse ponto e essa gente que domina Ipirá não quer entender isso, estão todos a caminho do inferno na própria terra).

O acesso ao governo estadual será da prefeita. O ex-prefeito Diomário não terá nenhuma serventia nesta confabulação. O crepúsculo é o fechamento das cortinas. Esse acesso seria a fenda que daria um suspiro ao ex-gestor, subtraindo-a em sua integridade, resta o espaço vazio, mais precisamente a lacuna da falta de possibilidade e o consolo do tempo livre, do momento de lazer e da folga em Praia do Forte. Não conseguiu se estabelecer como liderança nem como força política em Ipirá. Constituiu-se uma força minoritária dentro da macacada. Deixado o poder o rei desnuda-se.

Mas, nem tudo significa água jogada fora da bacia. O ex-prefeito pode muito bem refazer o seu caminho e pavimentar de forma mais consistente a sua trilha política, bastando simplesmente se filiar ao PT, onde será bem recebido pelo governador petista e dará mais força e robustez ao partido local e se consolidará como um representante petista à altura e de respaldo para fazer a ponte entre uma prefeita do PP ou de qualquer partideco e o governador do Estado. Dentro do diagrama e do corporativismo dos macacos, Diomário não tem espaço, coisa que ele só poderá estabelecer com força tornando-se um líder do PT local.

Mas, tudo isso interessa muito pouco. O fundamental é a pergunta: Prefeita, o que a sua administração pretende fazer pela economia rural de Ipirá, que se encontra em estado de depressão, beirando a falência? Prefeita, esse é o grande problema de Ipirá. É um fator estrutural e essencial para o nosso município; nada sendo feito, depois, nas campanhas políticas, que não seja motivo de orgulho e de grande vantagem a badalação de que sua administração conseguiu aumentar substancialmente o número de bolsa família no município de Ipirá. É sua vez de agir, prefeita Ana Verena. O projeto de desenvolvimento é seu.

Um comentário:

Ipiraense em busca de solução disse...

Eu sabia que ia acontecer algo, os Maias erraram, só na data, mas a catástrofe não, Agildo Ribeiro, você acendeu uma bomba neste texto, será que Diomário vai dar um fatality dentro do PT local, o partido vai abrir a pinha para uma nova liderança, ocorrendo um novo ciclo do PT Maia.