sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

TUDO INDICA UM TRISTE FINALE.


Sexta-feira, véspera das eleições, uma rodada decisiva de 200 mil reais para a macacada: o prefeito berrou que não tinha dinheiro. Com várias lideranças sem cadastro atualizado e disponível no banco não havia meios de tomar empréstimo. Recorreram a quatro amigos do grupo e solucionaram o problema: cem de um e cinqüenta de outros dois. O prefeito sabe que grana é fator de triunfo nas eleições mercantilistas de Ipirá. Sabe, mas negou ao apelo do macaco. O prefeito viu a banda passar e não acompanhou. Os macacos cismaram. O prefeito não gastou e ficou mal com a macacada.

Não foi só isso. Diomário era tido como um grande estrategista e pensador político. Neste último pleito eleitoral, ele conseguiu a façanha de ser o maior transformista que já houve em Ipirá; deixou de ser estrategista e passou a ser o maior atrapalhado que já houve em uma eleição em Ipirá. Manteve uma candidatura improvável, impossibilitada, em completo impedimento ou melhor, na banheira, utilizo termo de futebol e ele argumentou com um provável parecer de um Ministro do Supremo. Uma lambança de primeira ordem imprimida por um fantástico fanfarrão.

Faltando poucos dias para as eleições, a macacada foi obrigada a trocar de candidatura e foi uma correria desembestada para trocar o 11 pelo 22. Tudo isso por culpa de quem? Do prefeito Diomário que queria ser o centro de referência e das decisões. Foi um embananador de mão-cheia. Um vendedor de ilusões para o eleitor; um iludido para o grupo da macacada. Candidato de oligarquia é fruto da árvore genealógica: não sendo o marido é a esposa, não sendo esta, é o sobrinho. O prefeito acha que foi ele quem lançou a candidata. Gosta de se enganar. A candidata eleita que não se deixa enganar, sabe que ele não tem cacife para tal. A resposta já está deixando de ficar entalada na garganta.

O resultado das eleições (49 de frente) deixou o prefeito Diomário mal na fita da macacada. Na campanha, esteve mais para quinta-coluna do que para protagonista ou condutor da campanha. Sua atuação como padrinho da candidata foi um verdadeiro fiasco e ele está pagando pelo que plantou. A sua gratidão mostrou-se tão precária e fraca que foi de uma pobreza singular, ou bem melhor, um sussurro da boca prá fora. Não perdeu uma eleição ganha por um triz.

O prefeito Diomário não indicou uma secretaria para a nova administração de Ipirá. Está chateado e achando-se injustiçado. Tadinho dele, dá uma peninha! Tomando dois wisky não esconde o que acha que deve ser: “ em time que está ganhando não se mexe; não era para a prefeita trazer esse pessoal de fora!” Não passa de um palpite surdo. As duas cartas que ele faz questão de defender e amparar não gozam da simpatia da macacada. São cartas fora do baralho da macacada. A caneta do prefeito Diomário já secou. Além do mais, o prefeito Diomário é um bocudo de primeira grandeza, não via a quem, nem com quem para deixar de comentar: “essa macacada é incompetente.” Seguindo o seu conselho neste palavreado a prefeita trouxe pessoas de fora.

Diomário não vai dar mais as cartas. Seu tempo findou. Perdeu a Assistência Social para o deputado Jurandy, que vai voltar a ser deputado de fato e poderá voltar a ser candidato a deputado (Diomário impediu a de prefeito). Entre Diomário e Jurandy, a macacada fica com o segundo. Adios Diomário. Fez mil e uma ingrisia, alinhavou até pelo avesso e não deu em muita substância; fora da macacada não é lá essa coisa toda; é um belo representante do nada; uma liderança concebível de coisa alguma; não era o cacique que muitas vezes sonhou que era. Prefeita, não esqueça Diomário! Mantenha o pagamento dos funcionários em dias e não pinte o meio-fio da cidade porque o administrador Diomário gastou milhões de reais nesta irrelevante obra; faça justamente o que ele deixou de fazer, pague o transporte escolar para os alunos da rede estadual, é só o mês de janeiro e fevereiro, dessa forma a Digníssima prefeita ficará bem na foto. Quanto a Diomário! Eu só queria saber uma coisa: quanto o prefeito Diomário gastou na campanha da prefeita? Tai uma coisa que eu gostaria de saber.

Nenhum comentário: