domingo, 9 de dezembro de 2012

É DE ROSCA.


Estilo: ficção
Natureza: novelinha
Capítulo: 50 (mês de novembro 2011) – Apesar de cansado cheguei ao capítulo 50. Essa novelinha só tem previsão de término quando o Matadouro Municipal de Ipirá abater o primeiro carneiro. É pura correria: de um lado, o prefeito apressando-se para deixar o Matadouro de Ipirá em pé; do outro, o blogueiro tentando fazer capítulo em cima de capítulo para a novela terminar primeiro do que o matadouro. Faltam 22 dias para o atual gestor deixar o poder municipal e a novelinha está no capítulo 50 (novembro de 2011), com simplesmente 13 meses de atraso. Está feito o grande desafio para o blogueiro, escrever em 22 dias, nada mais, nada menos do que 13 capítulos, porque acredito que o prefeito não vá fazer e botar esse matadouro para funcionar em 22 dias.

Em Praia do Forte, o prefeito Dió acordou alegre e satisfeito, cantarolava e pensava “hoje é um dia feliz para minha grande gestão, vou terminar o matadouro”. Chamou o motorista e ordenou-lhe que preparasse o carro:
- Programe o computador do carro para uma parada no matadouro e coloque no GPS um roteiro de viagem para Ipirá.

Dito e feito. No pedágio o motorista chamou à atenção do prefeito Dió:
- Prefeito Dió, veja o que está escrito nessa carreta “BANCO DO NORDESTE - Agência de Ipirá- BA”.

- Onde? – Indagou o prefeito surpreso e assustado – Sim, sim! Foi minha administração que conseguiu. Eu tinha acertado de encontrar com eles aqui no pedágio, vamos atrás deles.

- Não é melhor passar por eles e a gente ir na frente para dar a notícia ao povo de Ipirá não? – indagou o motorista.

- Não, vamos atrás deles senão a gente se perde deles.

Enquanto isso, o Sujeito do Blog estava imaginando como ia fazer mais um capítulo para a novelinha, já que o assunto estava escasso, parou para pensar e veio aquela luz: “já sei, vou para Praia do Forte”. Em Feira de Santana, passou pela carreta de 200 pneus com a lateral em letras garrafais: “BANCO DO NORDESTE - Agência de Ipirá”. Atrás minúsculo e apagado seguia o carro do prefeito Dió. Ipirá é assim: enquanto a novelinha vai, o matadouro vem. Nem bem vai, nem bem vem.

Quando a carreta passou no primeiro quebra-mola da entrada do Centro de Abastecimento, as letras grandes permaneceram “BANCO DO NORDESTE”, mas as pequenas começaram a cair. Caiu o I ficou pirá. No segundo quebra-mola caiu o rá, ficou Pi. Na entrada de Ipirá a carreta passou direto. “Vai entrar pela rua de Itaberaba” pensou o prefeito Dió. Passou direto. O carro do prefeito passou direto, estava programado para o matadouro, estava atrás da carreta. Na estrada de Pintadas, a carreta entrou. O Prefeito Dió assustado gritou para o motorista:

- Segue atrás da carreta que o motorista errou a entrada e eu tenho que dizer para ele onde fica Ipirá.

- Não dá prefeito Dió. Esse carro só vai parar no matadouro – falou o motorista.

O prefeito Dió ainda conseguiu ler o fundo da carreta: “BANCO DO NORDESTE – Agência de PINTADAS”. O carro do prefeito parou de forma brusca no matadouro. O prefeito já desceu do carro dando esporro:
- Como é! Isso aqui termina ou não termina?

- Só tem condições de terminar no ano que vem, seu prefeito Dió – arrematou o mestre de obra.

- Eu vou terminar essa geringoça é agora. Vou dá esse troço a um amigo meu por 21 anos para ele mandar e desmandar.

- Mas prefeito Dió! Eu posso fazer uma pergunta? ... Aí o senhor não acabou o matadouro, aí o senhor deu – concluiu o motorista.

- E daí? Não importa, eu terminei, eu terminei de dar a um amigo meu; o matadouro, é bom que fique bem claro e acabou.

Enquanto isso, o Sujeito do Blog, perdido em Praia do Forte, ficava sem saber o que aconteceu com a carreta, mas imaginava: “ o prefeito Dió não gosta de dá nada da prefeitura, é bem capaz ele não dá um local para esse Banco; mas não é possível que este banco não fique em Ipirá por falta de local, (a Galeria Piaiá, coloca à disposição do banco o primeiro andar da galeria com 400m2, sem pagar nada por dois anos) neste momento, o prefeito Dió está no matadouro, eu aqui em Salvador, como é que eu vou colocar ovelha neste capítulo? Não tem jeito vou ter que apelar para a polícia.” O prefeito Dió recebeu um telefonema:

- Prefeito Dió! Aqui é a polícia, roubaram um bangalô aqui na Praia do Forte, mas já prendemos o ladrão, é um sujeito de alta periculosidade chamado Burrego... O quê?... O nome da mãe dele?... Só pode ser ovelha.

No matadouro, o prefeito Dió falou em voz alta:
- Tem que matar tudo quanto for ovelha e burrego para não ficar nem a semente.

- Eu não entendo mais nada. O prefeito Dió dizia que aqui no matadouro não ia matar uma ovelha e agora já quer que mate todas! – argumentou o motorista.

- Não é aqui não, é em Salvador. Lá tem que ter pena de morte para burrego, é lá. Lá em Salvador, ovelha tem que ir para a cadeira elétrica. Oh my god! por que ninguém me compreende?

Suspense: e agora ? o que será que vai acontecer ? A correria é grande. De um lado o prefeito Dió está faltando 22 dias para deixar o mandato. O sujeito do blog está com a novelinha atrasada 13 meses. Mandato vai terminar daqui a 22 dias. A novelinha para empatar tem que correr, ou seja 13 capítulos em 22 dias. Quem vai terminar primeiro? Quem vai levar a melhor: o prefeito Dió ou sujeito do blog?  Agora é o de rosca contra a certeza absoluta é que a novelinha não acaba nunca e Ipirá vai se lascar. Duas coisas de rosca, essa novelinha e o Matadouro de Ipirá.

Leia o capitulo 49 (outubro 2011) bem abaixo.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência.

2 comentários:

Emidio disse...

amigo eu te avisei quando começaste a escrever que voce se cansaria de escrever e nao via o fim da obra, pois se no inicio da tal retomada das obras por dió já haviam se passado 144 meses desde o inicio da obra em 1994 na gestao de antonio colonezzi para eleger paulo souto governador, logo conclui-se será preciso outos 144 meses para o termino final da obra, isso é se os proximos prefeitos continuarem. ainda bem que a novela é mensal, porque para escrever diáriamente teria que ter um mega contrato com globo.

Emidio disse...

é amigo, bem que te avisei, esta historia de novela com dio não dava outra, voce cançaria e não via o matadouro terminar, vc cançou faltando mais de um ano para o termino do mandato de dió. pensou que era advogado do tribunal do juri pra ter tanto argumento pra tentar provar o improvavel? seu nome não é dió e nao é advogado. E agora, vai segui postando os capitulos que faltam e trocar o personagem, ou vai para de vez? quero uma resposta aqui.