domingo, 13 de janeiro de 2013

ESPERANDO NO PONTO DE ÔNIBUS.


Para alguns, o problema não existe. A solução é empurrar com a barriga e vê no que vai dar. A Secretaria de Educação do Estado embaralha-se na burocracia enquanto o problema persiste mostrando firmeza. Com essa maresia do Estado, transporte para os estudantes de Ipirá só Deus sabe quando. Paciência! Essa moleza da Secretaria de Educação é obra do tempo, quem quiser que espere para ver.

As reuniões locais para resolver o problema ocorrem com atraso, pois acontecem no meio do problema, ainda bem, embora sem a devida solução e, pelo andar da carruagem, essa solução está amarrada em promessas, só prometimento. Prometeram transporte para esta segunda-feira, dia 14, com doze dias de aulas. Fiz essa postagem um dia antes.

Durante o ano, os alunos vieram para as escolas, no transporte pago pelo Município com o dinheiro do Fundeb. As aulas do município encerraram no dia 20 de dezembro. Surgiu o problema: não tem transporte, ou melhor, não tem quem pague. O Estado não tem uma operacionalidade rápida para solucionar o impasse burocrático. A Prefeitura Municipal não se coloca como responsável pelo pagamento.

Estão sendo desrespeitados em Ipirá quase mil alunos da zona rural, que estão matriculados na rede estadual. Além do desrespeito por negligenciar um pressuposto que vem acoplado no ato da matrícula, o transporte escolar, com dinheiro público, com receita do Fundeb.

Mais grave ainda, é o fato desses alunos estarem sendo excluídos da educação, por causa dessa falta de transporte. A escola que tem um discurso voltado para a inclusão peca de forma irresponsável por ir de encontro ao que prediz. Uma vergonha.

O bate-cabeça é entre o Estado e a Prefeitura. O ex-prefeito deixou o abacaxi na mão da prefeita e nem descascou. No dia da posse da prefeita, estavam estacionados mais de 10 ônibus escolares, desses amarelo e preto, que o ex-prefeito disse que comprou com recurso próprio. Estavam enfileirados. É para mostrar ao povo que Ipirá tem ônibus escolar. Todos eles desfilaram pela avenida. Mostraram o progresso que chegou ao nosso município. Até o dia 13 de janeiro os alunos que moram na zona rural de Ipirá estão sem transporte para trazê-los à escola. Não tem ônibus. Uma vergonha. Imagine o cheiro repugnante da pizza que está sendo preparada para ser transportada escolarmente.

Nenhum comentário: