sábado, 11 de janeiro de 2014

A FOTO PROIBIDA.


Embora tenha sido um fato menor, é bom que fique registrado de forma clara e transparente que por causa dessa foto, um cidadão, se assim posso considerá-lo, agrediu-me verbalmente e quase chegou à uma agressão física. Seria exigir ou achar demasiado que um lacaio macaco ou jacu tenha um comportamento decente e civilizado em questões que fogem à sua compreensão ou interpretação. Trata-se de uma foto de uma obra pública, por conseguinte, do povo. Mas, esse é um fato irrelevante. Não é isso que vai botar Ipirá para a frente.

Com maior significado e de maior importância é o fato, que me parece inconveniente, de uma gestão pública colocar uma creche no fundo de um hospital, inclusive, levando-se em conta que é um hospital que terá U.T.I., como afirmam veementemente. Não sei como as coisas acomodam-se num procedimento esquisito, fico até imaginando a gritaria da criançada quando encontrarem lixo hospitalar no quintal da creche, depois não venham justificar como uma prática lúdica de educação.

Fato grave ou gravíssimo é esse relato que segue: Ilhéus vai receber um investimento de quase 6 bilhões de reais; Vitória da Conquista terá um investimento de 1 bilhão de reais; Camaçari terá em um só investimento empresarial 800 milhões de reais. Isso é coisa concreta e definida.

Ipirá terá um investimento de 41 milhões de reais (é o máximo que se pode conseguir!), ainda mais, é coisa duvidosa, porque foi promessa da gestão de Diomário. O que merece destaque nesse fato? É o patamar ou a escala que Ipirá encontra-se para receber investimento; lá embaixo.

Esse é o fato mais grave e preocupante que envolve o município de Ipirá. Esse é o fato que todo cidadão desta localidade deveria parar para pensar e refletir. Ipirá não está na agenda de investimentos prioritários do Estado da Bahia. São doze grandes obras no Estado e Ipirá é nenhuma. Esse é o cranco que consome nossa energia.

Excluídos dos investimentos relevantes, produtivos e progressivos, Ipirá encontra-se no patamar do atendimento à infra-estrutura (saneamento básico), coisa que deveria estar atendido, solucionado e superado há várias décadas. Não foi. Hoje, é o gargalo. Estamos no atraso, dentro da bitola, do enquadramento, da medida e do compasso que jacu e macaco estabeleceram para o nosso município.

Sem apoio do Estado, estamos na dependência de nossa imaginação e criatividade. Dependemos de nossas próprias forças. O que é que esta gestão tem a apresentar para o desenvolvimento de Ipirá? É isso que vai botar Ipirá para frente. Pense nisso.

Nenhum comentário: