quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Aldous Leonard Huxley


Nascimento - 26 de julho de 1894
                       Godalming - Surrey - Inglaterra.
Morte - 22 de Novembro de 1963 (69 anos)
                       Los Angeles
Nacionalidade - Britânico
Ocupação - Escritor e filósofo
Gênero literário - Ficção científica
Grande obra -- Admirável Mundo Novo.

Morte

Uma viagem que se permitiu fazer. “Sem conseguir falar, ele escreveu um pedido à sua mulher: "LSD, 100 µg, intramuscular", ou seja, (100 microgramas de LSD, aplicação intramuscular). Ela injetou uma dose às 11:45 da manhã e outra algumas horas depois. Ele morreu às 17:21 dia 22 de novembro de 1963, aos 69 anos.”

Não teve um grande enterro. Não compareceram as celebridades, nem multidões. ”Sua morte não teve uma grande repercussão, porque a cobertura pela mídia foi ofuscada pelo assassinato de John F. Kennedy, no mesmo dia, assim como a morte do autor irlandês C. S. Lewis.”

“Ainda na década de 1960, seu rosto foi escolhido pelos Beatles, entre algumas dezenas de grandes personalidades da humanidade, para fazer parte na capa do álbum do quarteto, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Clut Band.” Observe o respeito profundo que esta personalidade obteve dos Beatles, em função das virtudes e qualidades que possuia. Quem é essa personalidade para receber tamanha atitude de respeito e consideração da turma de John Lennon?

A vida.

“Ainda garoto, quase ficou cego, porque aos dezesseis anos teve um problema sério nos olhos que o impediu de fazer o curso de medicina, também, não pode servir ao exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial.” Morreram mais de vinte milhões de pessoas. Talvez, tenha sido sua sorte. Nem tudo estava perdido, devido ao fato de ter tido uma educação privilegiada.

“A marca mais forte de sua vida foi a luta que travou contra a cegueira, não ficou se lamentando nem tampouco maldizendo-se do destino, conservou um grande interesse pela vida e não cessou de buscar o conhecimento.” Mais tarde, recuperou parte da visão.

“Publicou seu primeiro volume de poemas em 1916. Foi crítico literário e teatral e escreveu artigos para revistas. Em 1921 publicou seu primeiro livro de crítica social, ‘Crome Yellow’.”

Na década de 1920, publicou mais de uma dezena de livros, entre os quais Contraponto (Point Counter Point) (esse vai ser a nossa referência). É um livro consagrado: está no topo da lista dos 100 melhores romances do século XX. Nossa postagem não será uma crítica literária, nem de longe pensar nisso, mas um relato sobre o que mais me chama impressiona na boa literatura. Esse é um livro bom de se ler.

Seu nome: Aldous Huxley.
Fontes: Os Imortais da Literatura Universal / Wikipédia.

Nenhum comentário: