segunda-feira, 4 de abril de 2016

O MESTRE CHICO ANTÔNIO

Chico Antônio tomava conta da fazenda Santa Helena e mostrava com muito orgulho uma mula que era chamada ‘Presidência’. Aos olhos de menino ‘Presidência’ parecia um camelo sem os dois calombos. Era um monumento, enorme e deslumbrante. Chico Antônio sempre repetia, com entonação na voz: “Quem faz montaria em ‘Presidência’ não apia por qualquer coisa, tem que ser uma coisa de seríssima seriedade”. Fiquei com aquele dizer na cabeça, até compreender que ‘seríssima seriedade’ era o mesmo que ‘muito séria’.

Lá pelas tantas, aparece no Congresso Nacional (tai um nome bonito para colocar em fazenda: ‘Fazenda Congresso’ sem o nacional, senão viraria propriedade estatal) Janaína, nêga de lá ele, e diz que para deixar a presidência basta as pedaladas fiscais e as violações que elas representam à LRF. Chico Antônio dizia que tinha que ser coisa muito séria.

Em Ipirá, a meninada dá pedalada no passeio modelo Copacabana da Praça da Bandeira e não tem impedimento. Oh, Janaína! Por pedalada fiscal não fica um governador e um prefeito neste País, cai tudo do mesmo jeito que cai umbu maduro do pé. Na fazenda Santa Helena, embaixo do umbuzeiro, o chão ficava forrado de umbu e as cabras dando o maior trato. Isso, para mim, é coisa séria. Para apiar da Presidência tem que ser coisa muito mais séria. Cadê o crime de responsabilidade cometido?

Em Feira de Santana, na área da rinha de Carlitão, tinha um sujeito chamado Zé Cebola, que veio da região de Itaberaba, era magro que nem um faquir e a barriga era uma bola murcha, mas quando pegava um facão Corneta apresentava uma agilidade impressionante, de forma que o facão girava em suas mãos e se transformava numa cortina de milhares de lâminas em todas as direções. Ninguém se atrevia. Dez capoeiristas não conseguiram dar um golpe. Cinco lutadores de karatê não deram um só golpe. Quem se atrevesse perderia a canela.

No Congresso, os golpistas ficam cantando em coro: ‘Jandira! Jandira! Jandira!’ A deputada vai ao microfone e diz: ‘’Para vocês falarem em meu nome, vocês vão ter que lavar a boca”. Nesse instante, eu me lembro da fazenda Santa Helena e entra nessa parada a figura de Chico Antônio que iria mais longe e diria: “lavar a boca com criolina”. Essa turma ia ficar com a boca bem lavada.

O velho Chico Antônio costumava dizer aquele ditado popular à sua maneira e eu repito do meu jeito: “Quando o sabido vem com os cajus, o besta já está torrando as castanhas.” Na fazenda Santa Helena quem mais andou na garupa da Presidência foi o PMDB, que lá se chamava manzá e tinha em abundância na lagoa que ficava na malhada da fazenda, esse bicho grudava no lombo do outro bicho e lá ficava enchendo o bucho de sangue até se empanturrar. Era um parasita oportunista que montou no lombo da Presidência e foi o último a apiar da montaria que tanto se apegava.

O caso do PMDB é tão vergonhoso que assustou até Barroso, que mora um andar abaixo do Céu, no Supremo, e eu vou colocar as palavras em sua boca: “É assustador vê um rebanho de patife com a mão levantada como se fosse gente decente”. O PMDB foi carne e unha desse governo, comeu, mamou e lambuzou-se; agora, na maior cara-dura, deixa o governo como se não tivesse nada a ver, como se nunca tivesse participado de nada. Vamos devagar que ninguém é otário.         

Essa turma do PMDB é parecida com a UDN, nunca chegou ao poder da Presidência pelo voto, tenta na manha e no golpe. Essa malandrotropia do Temer quer impor o programa de sua corja ao povo. É muita ingenuidade pensar que a PF e o MP vão ter corda solta com essa gente. Aí não tem jeito, vem à lembrança da fazenda Santa Helena, quando chegava a bezerrada que nascia no meio da caatinga, era uma massa bruta alvoroçada, pinotando mais do que jia em tempo de chuva, e eram colocadas no tronco, à corda curta, berravam, gemiam, contorciam-se, mas cediam. Fico a imaginar o MP e a PF no tronco.

Quem manda nessa barafunda é o Cunha, um pombo-sujo de Ipanema, que vive como xeique da Arábia, com conta na Suíça para alocar propina, só escapará de ver o sol nascer quadrado num acórdão que jogue um balde de água fria na Lava Jato e o povo brasileiro ficará sem saber quem é o ladrão das ovelhas de Cristo.


Pelo cumprimento rigoroso da Constituição; em defesa da democracia e contra qualquer tipo de golpe, até no pensamento. Na fazenda Santa Helena, Chico Antônio costumava dizer: “Cuidado com o prato, que ele é de louça!”

Um comentário:

mazinho disse...

olá ,gostei da suas palavras quando fala do PMDB,o partido mais corrupeto participou de toda corrupçao e agora sair do gorveno achando q nao tem culpa d nada o PMDB tem a mesma culpa q o PT tem ,O PMDB que entra na presidençia na base do GOLPE,presidente da camara dos deputado Eduardo cunha cara mais corrupto desse, o cargo do cara ,Renan calheiro outro dos mais corrupto o cargo do cara ?e o pais da corrupçao BRASIL