terça-feira, 29 de novembro de 2011

FALANDO SÉRIO.


Onde estão os pré-candidatos 2012, para prefeito de Ipirá? Eram coelhos. Era barro jogado na parede para ver se colava. O prefeito Diomário é o dono da situação, dita as regras e impõe as condições.



Luciano Cintra é a espinha de peixe engasgada na garganta do prefeito Diomário, difícil de engolir, mas não impossível de digerir. Luciano Cintra é expert e tem boa compreensão do jogo político, tinha convicção da sua infinita rejeição como um possível pré-candidato do grupo da macacada. Imagine, candidato! Jamais. Para que procurar o prefeito Diomário? Seria perda de tempo na sua lógica e aspiração, então, procurou o grupo adversário, a jacuzada, e teve boa acolhida.



Diomário, naturalmente, sem nenhuma presunção e com alguma mágoa, queixa-se que não foi consultado e que Luciano procurou e foi lançado pela jacuzada. Todos dois têm metade de razão e não será a metade de um problema que criará um rompimento nesta amizade de meio século.



Diomário pensa no macaco? Pensa e muito. Morre de amores? Não, morrendo! Joga o jogo jogado, aqui, é licuri de dá em doido. Na condição de dono da situação, lança Antônio Colonnezi como pré-candidato 2012; parece o líder dando a palavra final. Que prepotência, digo eu! Que força, dizem outros! A verdade é que ele apóia até a última gota de sangue Antônio Colonnezi. Não tenha dúvida disso, mas também, ele tem certeza de que Antônio não pode ser candidato. Observe bem! A candidatura de Luciano Cintra é inversamente proporcional à pré-candidatura de Antônio Colonnezi, se esta candidatura vingar, Luciano não será candidato. Vou mais longe, Luciano Cintra só será candidato com o apoio de Diomário e martelo batido.



Observe a firmeza com que eu digo as coisas. A segunda opção de Diomário é Dudy. É e não é! É aquele café requentado, que a pessoa utiliza, mas que não é muito do agrado da visita. Neste instante, Diomário já pensa em deixar de ser anfitrião para ser visita. É a hora que se apresenta o pretendente Jurandy Oliveira.



Veja a infantilidade de quem lança uma chapa puro-sangue macaco (Antônio-Jota) que está ultrapassada e eliminada por Diomário, justamente, quando o jogo é profissional, é vale-tudo e tem gente que fica num amadorismo de principiante, quando na vontade pura e determinada do prefeito Diomário não tem lugar nem vez para Jurandy Oliveira nessa linha preponderante do querer do prefeito, embora na estratégia de Diomário, ele tenha deixado uma brecha para Jurandy insistir e vir a ser escolhido pela macacada. É o que o prefeito deseja.



Deseja? Como? Aí o prefeito, eu estou dizendo o prefeito, para quem adora prefeito como a Deus, Diomário cai fora da macacada e vai dar apoio a Luciano Cintra. Quer ver se é assim? Deixem Jurandy Oliveira nessa insistência desvairada de ser porque quer ser, como se seu tempo fosse infinito e o prefeito Diomário não tivesse como podá-lo ou findá-lo.



Insisto, Luciano só será candidato para ganhar. Só será candidato se tiver o apoio do prefeito Diomário, este, só e somente só terá condições de apoiar Luciano se o candidato da macacada for Jurandy, terá o pretexto da quase tentativa de traição no pleito passado. O prato está sendo feito para que isso aconteça, porque com qualquer outro candidato do grupo da macacada, Diomário não terá moral e justificativa para deixá-lo ou traí-lo. Com Jurandy tem um porquê e um porém, dá para o prefeito deixar a macacada com a cara lavada.



Se a candidatura de Luciano vingar, não acontecerá sem o apoio do desembargador Carlos Cintra, do governador Jaques Wagner e não sairá se não tiver o apoio do prefeito Diomário, que não deixará a macacada sem um motivo muito substancial e se assim será, ele já deve ter projetado factóides, em sua cabeça, que justifiquem a sua saída; basta Luciano e Wagner garantirem uma possibilidade de chegar de pára-quedas à Câmara Legislativa Estadual. Não apoiar Jurandy Oliveira de jeito algum, justifica.



Como fica o PT de Ipirá nesse balaio de gato? O PT de Ipirá não fica em cima do muro, segue o prefeito Diomário. Mas, o PT de Ipirá não acha que a desgraça de Ipirá é a jacuzada e o bom para governar Ipirá é a macacada? O PT de Ipirá não acha nada. Diomário deu, dá e garante a vice com Antônio ou com Luciano e é isso o que satisfaz ao PT de Ipirá.



O PT de Ipirá não sabe se o bem para Ipirá está no macaco ou no jacu, porque perdeu a bússola em alto mar, mas adquiriu um GPS, guiado por satélite, que o levou a descobrir que jacu e macaco não causam mal administrativo como pensavam eles, muito pelo contrário, eles preferem defender o homem: Diomário, Luciano, Antônio, Jurandy, Luiz Carlos, tanto faz, contanto que a ventania conduza-o ao poder, ou às tetas do poder, como quiserem.



“Falando sério / É bem melhor você parar com essas coisas / De olhar pra mim com olhos de promessas.”


Se falando sério não te agradou, você pode ficar pensando que:


“Além do Horizonte / Existe um lugar / Bonito e tranquilo.”


Se Ipirá não é esse lugar, então eu vou deixar você cantando com nossa gente ipiraense:


“Nossa Senhora me dê a mão / cuida do meu coração / da minha vida, do meu destino, /


do meu caminho / cuida de mim.”


É tudo música de Roberto Carlos. É uma brasa, mora!




Um comentário:

Rogerão da tora disse...

Agildo, conversando com um pré- candidato a prefeito e por questão de ética não darei seu nome porque acho o que ele me disse foi "em confissão", embora não seja padre. pois bem: me garantiu que ANTÔNIO COLONNEZI, não será candidato a prefeito por impedimento. Disse a ele que a pena foi de 03 anos e a inelegibilidade já se passou ao que ele retrucou;ele FICARÁ INELEGÍVEL NOVAMENTE porque tem PROCESSOS PENDENTES.Disse que sua candidatura está consolidada e com apoio expressivo, possivelmente até do RENOVA,v^z que alguns dos seus integrantes participam do GOVERNO(P)DIOMARIO,que certamente cobrará FIDELIDADE "CANINA".Voltando a Antonio Colonnezi o PIOMARIO fez de tudo para que ele não fosse candidato, induzindo-o a filiar-se ao PSC, Mais foi o Piomario que ficou de psse da comissão provisória do partido e de quebra com seu VASTO PRESTÍGIO, conseguiu o julgamento do processo em cima da hora que deixou Dr Antônio INELEGILVENIL. FOI UMA BELA SAIDA.DE NADA ADIANTARIA ELE ENTRAR NO PSDB QUE ERA PRESIDIDO PELO SEU TIO DR HUMBERTO COLONNEZI, POIS A TRAMA PARA TIRA-LO DA DISPUTA,JÁ ESTAVA SACRAMENTADA.É PORISSO QUE VC AGILDO COMO BOM ANALISTA AINDA NÃO ENXERGOU O CASO POR ESSE LADO. O POIMARIO VAI TRAM DE NOVO PARA TORNAR drANTÔNIO INELEGÍVEL. O RESTO VOCÊ JÁ DISSE TUDO E ASSINO EM BAIXO.