sexta-feira, 15 de março de 2013

RADIOGRAFIA 004.

 

O ex-prefeito Diomário passou o calote em uma clínica de fisioterapia. Não pagou os procedimentos do mês de outubro, novembro e dezembro. Sem dúvida, gastou na campanha. Não deixou empenho, agora o credor tem que provar e recorrer à justiça. Veja que lambança.

Os proprietários de ônibus que fizeram o transporte escolar da rede estadual no mês de fevereiro ainda não receberam o garangau. Quem vai pagar é uma empresa intermediária contratada pelo Estado. Cheira a calote. Os duzentos mil reais da boca-de-urna não podem ser pagos com o dinheiro da prefeitura, não existe amparo legal para isso. Veja que complicação.

Atrás de um mega São João tem uma mega comissão ($). Atrás de uma mega seca tem o empobrecimento agudo e extensivo da zona rural de Ipirá. A mega seca é inclemente e o drama do produtor rural é saliente. Aqui não tem comissão certa, ninguém pode mamar o curau.

A economia rural de Ipirá está deficitária e caminha para a estagnação e a falência. Esse é o grande problema. As comissões ($) que se arranjam nas grades de show não são legais, muito menos legítimas, são verdadeiros escândalos com o dinheiro público.

O São João de Ipirá tem que ser uma vitrine para o artista da terra ganhar espaço. Nada explica e justifica a exclusão de Paraíba do São João 2013. “Ah! Ele tocou 8 com Luís e 8 com Diomário”, “Ah! Ele votou no jacu”, isso não constitui argumento, muito pelo contrário, é mesquinharia, é uma coisa ordinária, pequena e torpe. Isso é bicuda na canela e a mega lição do governador Wagner ensina que não se faz política dando bicuda na canela do adversário. “Eleição passa e a vida continua” dizia o governador Wagner. Quem excluiu Paraíba do São João de Ipirá entende muito pouco da vida. Não sabe conviver com a diversidade. Não consegue assimilar a essência da democracia e não percebe o valor da liberdade humana. Talvez não esteja preparado para certas funções.

O forrozeiro Paraíba do Acordeom está para Ipirá como o imortal Gonzagão está para o Nordeste. Isso basta para o bom entendedor. Paraíba é uma das grandes referências no forró da Bahia e projeta o nome de Ipirá para outras regiões. Paraíba já fez muito mais por Ipirá do que quem promoveu sua exclusão do São João de Ipirá 2013. Ipirá é maior do que a picuinha do jacu e macaco. Somos mais paraibanos do que leonardistas. O prefeito petista Ademildo tem que tomar uma posição e botar ordem na casa, tem gente sem a menor condição ditando moda.

Radiografia 004

Radiografia tem a finalidade de pisar fundo e revirar pelo avesso aquilo que está estabelecido e, nesse sentido, quer situar-se na realidade do dia-a-dia, além do mais, tem a intenção de ficar no olho do furacão.

Eu digo até que, muito pelo contrário do que pensam muitas pessoas, “jacus e macacos têm muito a ver com as calças e as cuecas”. As administrações jacus & macacos, nas figuras de seus oligarcas ou de seus fiéis seguidores, governam essa terra por mais de meio século, e muita coisa ficou petrificada na mente da população, inclusive a idéia de que “só jacu e macaco têm condições de governar esse município”. Durante esse tempo, povoaram essa terra com suas fantasias mirabolantes e são justamente estes fatos que iremos descortinar para mostrar sua verdadeira face ou ineficiência.

As administrações jacus & macacos adoram vangloriar-se de suas obras, “é coisa de primeiro mundo”. Enchem as papadas com enfeites pretensiosos e querem que a população caia na goela do lobo “essa maravilha só tem em Ipirá”. Exigem confetes e serpentinas como se tivessem alavancado Ipirá para o estrelato “somente Ipirá tem isso”. Exibem atestado de digníssima eficiência administrativa quando afirmam que Ipirá atingiu um progresso espetacular “êta  Ipirá bom”. Apesar das bravatas para encantarem a população “Ipirá é melhor do que Paris”, eles também tiveram a grandeza de esconder toda desgraceira debaixo do tapete.

Mais uma obra para mostrar a extravagância dos paladinos do progresso de Ipirá: um Ponto de Kombi.

Tiveram a genialidade de fazer essa obra no momento em que as kombis estavam sendo substituídas por vans e ligeirinhos. Sumiram as kombis e ficou o “Ponto para Kombi”. Uma obra sem serventia, que nunca foi inaugurada, mas já foi reformada, isso representa dinheiro jogado fora. Pensem numa utilidade para esse troço. Faltou planejamento. Se essa obra cantarolasse, naturalmente entoaria alegremente o grande verso “a gente somos inútil”. Essa é mais uma grande obra que mostra a maluquice e o delírio das administrações dos jacus & macacos em Ipirá.

Nenhum comentário: