sábado, 15 de março de 2014

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR.


Na política, sempre estamos naquela situação de esperar a ocorrência de algo bem diferente. Na política acontece coisa que até o diabo duvida. Na ponta da agulha está o apoio do prefeito Ademildo ao candidato a deputado estadual. Quem será? Quem o prefeito Ademildo vai apoiar para deputado estadual? Qual a probabilidade da ocorrência de um apoio a Jurandy Oliveira?

Não duvide de nada. Nada é sacrilégio. Nada poderá ser causa de surpresa, mesmo que aconteça de forma diferente do que se espera ou se imagina. O poder muda as pessoas. Muda todas as pessoas. É verdade. Tempos atrás, seria inimaginável, improvável e impossível Ademildo apoiar o deputado Jurandy Oliveira. Isso é particípio passado. É pretérito bem passado. Hoje, a questão é o PREFEITO Ademildo e o apoio ao DEPUTADO Jurandy.

O que poderá acontecer? 1. O prefeito não vai apoiar o deputado de jeito nenhum. Seria um fora do prefeito. Em 2016 o deputado daria o troco. Quem vive pensando em 2016 deixa só um conselho ao prefeito: “Ô ‘cabeçudo’! Apoia o homem!”

O que poderá acontecer? 2. O prefeito vai fazer de conta que apoia o deputado. Apoiar da ‘boca prá fora’ é abrir a brecha para tomar um canto de carroceria em 2016. Quem vive pensando em 2016 deixa só um conselho ao prefeito: “Ô ‘cabeçudo’! Apoia o homem, o PT já virou macaco mesmo.”

O que poderá acontecer? 3. O prefeito escorrega na casca de banana e apoia o deputado. Aí o deputado abre o coração para o prefeito em 2016. Quem vive pensando em 2016 deixa só um conselho ao prefeito: “Ô ‘cabeçudo’! Apoia o homem; se tiver com indigestão bota um nariz de cera, aponta para o lado do homem e vamos que vamos.”

O que poderá acontecer? O que tiver por acontecer, muitas vezes, acontece no crivo da dor na consciência ou no cinismo do pragmatismo, mas acontece.

Nenhum comentário: