quinta-feira, 6 de março de 2014

Aldous Leonard Huxley (6)

Nascimento – 26 de julho de 1894
Godalming – Surrey - Inglaterra
Morte – 22 de novembro de 1963 (69 anos)
Los Angeles
Nacionalidade - Britânico
Ocupação -  Escritor e filósofo
Gênero Literário – Ficção científica
Obra-prima – Admirável Mundo Novo

Contraponto (Point Counter Point) (é a obra de nossa referência). Esta postagem não é uma crítica literária, nem de longe pensar nisso, mas um relato sobre aspectos que me chamam atenção na boa literatura.

Seu romance não tem um enredo certinho, bonitinho, linear como uma preocupação determinante. Bem distante disso e impressiona dessa forma. Quando faz a descrição de cada situação, ele evidencia e faz uma analisa detalhada dos sentimentos humanos e das emoções internas dos personagens que estão sempre embaraçados com questões diretamente ligadas à condição humana, assim, ele vai no fundo da alma. É uma obra fascinante.

Mostra e desmascara as várias facetas humanas dentro de um limiar social e histórico, onde, muitas vezes, ódio e desejo possui força viva e o querer é decisivo; “porque eu quis” diz o personagem que complementa: “se eu posso ter o que quero sem amor, a troco de que hei de mete-lo no negócio” e complementa “amor nos acontece raramente, talvez nunca aconteça”. Caminha nessa vertente; comove.

É bastante sutil no encontro com um sentimento humano perfectível, que é bem traduzido nas evidencias razoavelmente motivadas por personagem que está “reconhecido e agradecido pelo que conseguistes: corpo sedoso e quente, olhos zombadores”. É nesse parâmetro da obtenção que ele vira a moeda: “contemplara aquela criatura esquisita e pálida que ele tinha usado para seu próprio gozo e agora estava morto; que bobo”. Ele avança nessa temática.

Nessa gama riquíssima de exposição de sentimentos, Elionor é uma personagem que está mais interessada no amor do que na lógica, inferindo até mesmo, o porque as pessoas se tornam a si mesma desgraçadas em lugar a preocupar-se com o amor. Qual será o resultado dessas eventuais proposições? Aí, você vai ter que ler o livro.

Contraponto (1928) é isso; "uma descrição crua da vida de vários casais, que se amam (mas não conseguem demonstrar o seu amor); que se detestam (mas não tem coragem de exprimir seu ódio); que não se suportam (mas não ousam abandonar o comodismo e a rotina da existência)." Constituiu-se num foco de discussão. Só posso dizer que o resultado de seu trabalho é vigoroso. Leia e comprove a grandeza desse autor. 

Seu nome: Aldous Huxley.
Fontes: Os Imortais da Literatura Universal / Wikipédia.

Nenhum comentário: