sábado, 5 de abril de 2014

JOGANDO LAMA NO VENTILADOR.


Ontem, sexta-feira (04/4), no Programa Prefeitura de Ipirá, na FM, o prefeito Ademildo detonou a Clínica Santa Helena de uma forma implacável. Tirou o couro e espichou. Foi um verdadeiro massacre. Foi uma denúncia desmoralizante. Vilipendiou e defenestrou a Clínica Santa Helena.

De início, faço algumas indagações diante de algumas dúvidas. Esse é um assunto para um prefeito tratar num programa de rádio? O prefeito pode arrolar qualquer tema e assacar contra a honra de quem bem entender num programa pago com dinheiro público? Existe algum inquérito, sindicância, ato administrativo ou coisa semelhante para apuração dos fatos? Tramita algum procedimento em juízo com todos os atos necessários, desde o início da causa, com a petição inicial, até a conclusão do processo, através de um julgamento? Está sob a custódia de sigilo até a apuração dos fatos?

Diante destes questionamentos, ficam outras dúvidas. Se, por acaso, o prefeito não tem amparo legal no ato delatório e na divulgação, via mídia, de algo ignorado e secreto, não fica propenso a arcar com os ditames da lei? Será que no parâmetro do poder judiciário os cofres públicos não poderão arcar com uma indenização por danos morais e de imagem da clínica? Seria mais um precatório por irresponsabilidade na ação lingüística? A justiça é cabível e plausível nesta ação?

Neste tiroteio detonador, a quem o prefeito quer atingir: o político Luís Carlos ou a Clínica? O achaque direto, certeiro, contundente foi contra a clínica, a quem o prefeito atacou sem dó nem piedade. Isso ficou claro. Dessa forma, o ato tem desdobramentos políticos inevitáveis, pois a clínica foi ferida profundamente na jugular da decência e da ética, enquanto o político Luis Carlos ficou são e salvo das agruras.

O ex-prefeito e político Luis Carlos não encontra um lastro amplo de defesa na sociedade local; diferentemente da Clínica Santa Helena, que possui empatia com a comunidade, que nutre a simpatia da população, que encerra uma ligação afetuosa com o povo, além do que, representa uma esperança e aspira a confiança das pessoas nos momentos mais difíceis e de grande necessidade. O prefeito bateu na clínica e atingiu uma história e uma tradição em Ipirá. Eu acredito que tenha sido um grande erro político.

Ouvindo bem o programa, não senti muita convicção no prefeito. Deu para perceber que ele iniciou uma cruzada contra a Clínica Santa Helena e busca, desesperadamente, apoio e solidariedade nesta batalha. Apelou para a Câmara de Vereadores. Quer debate sobre a questão. Quer que as pessoas se pronunciem.

Como eu disse acima, não senti firmeza no prefeito. O prefeito atacou sem dó nem piedade a Clínica Santa Helena, ao tempo que dizia não ser do seu feitio fazer esse tipo de denúncia, transparecia até que estava constrangido em fazê-lo, parecia até, que queria tirar uma de bom samaritano. Por vezes entrou em contradição ao citar ‘indícios’ de fraude. São fatos verdadeiros ou indícios?

Uma coisa é certa, o prefeito Ademildo voltou a ser o paladino da verdade e da moralidade, mesmo coabitando em terreno movediço. Teve a coragem de fazer um ato temeroso, nunca feito antes: uma denúncia pública contra a fraude cometida por uma clínica.

Com essa denuncia, quebrou indubitavelmente o pacto silencioso e secreto existente entre jacu e macaco; um acordo não revelado que é a razão de ser, tanto do jacu quanto do macaco; uma conciliação sigilosa que dá proveito, que é frutífera, lucrativa, útil, proficiente, tanto para jacu como para macaco, e que resulta sempre no que se espera. O macaco-ninja Diomário jamais cometeria uma ação dessa, por larga experiência, por entender a fundo a farsa que é jacu / macaco e que esse tipo de acordo não se quebra.

Com essa denúncia o prefeito deu um tiro no pé e acertou a cabeça... não foi a do dedão... é a sua própria cabeça. Virou alvo sem proteção do esquema jacu-macaco, justamente num momento que existe até vídeo de macaco se lambuzando com as benesses da prefeitura no seu governo. Acorda prefeito!

Um comentário:

Josy Barbosa disse...

COM ESSA BAIXARIA DE POLITICAGEM SINTO EM MANIFESTAR-ME QUE É SO BLA,BLA,BLA E COMO SEMPRE SÓ ACABARA EM PIZZA PQ A JUSTICA É CEGA E INJUSTA