domingo, 20 de abril de 2014

O ANIVERSÁRIO DA CIDADE.

 

5h da manhã. Soltaram uma barulheira infernal. Parecia até, que algum lunático tinha baixado na ‘pacata’ Ipirá para importunar os viventes. Na quinta-feira da Paixão, colocaram um som 11h da noite. Hoje, 5h da manhã. Isso não deixa de ser uma aflição intensa e demorada, mas, você termina caindo na real. Hoje é 20 de Abril.

20 de Abril. Uma data cívica. Lembro-me de Educação Moral e Cívica, isso já foi disciplina curricular. 20 de Abril! bastaria ser algo ligado ao cidadão como parte integrante da comunidade. Bastava isso e estaria de bom tamanho, mas virou o ‘aniversário da cidade’. Aí, já dá para saber como é: aniversário é aniversário. Tem bolo e presente.

Fico imaginando como seria um bolo com 159 anos de comprimento e depois, a confusão que seria para definir a maior dimensão horizontal de sua superfície ou a dimensão vertical que se pode observar a partir do eixo de sua orientação. Seriam 159 anos de andares. Olha, deixa quieto! Esquece esse negócio de bolo. Bolo é só confusão! Também, pudera! Essa idade é mais gato do que documento de certos jogadores de bola. São 159 anos com documento passado para vila; se levarmos em conta o temporão de arraial e de povoamento, isso é tão velha quanto a nobre e gloriosa Cachoeira. Longe disso.

Sem bolo, restam os presentes. Quem sabe: Montadora de carro chinês; Matadouro da Friboi; um Parque Industrial, com muitas fábricas, muitos empregos; Curtume para exportação; Hospital no nível do Sírio-Libanês, com U.T.I. fazendo o impossível; SAMU funcionando sem trancos e barrancos; Escola Técnica Federal da boa; Pólo de uma Universidade Federal com curso de Medicina; 100% Esgotamento Sanitário; Asfalto em toda zona (urbana e rural); um Aeroporto Internacional; uma Penitenciária de Segurança Máxima. Pensando bem pensado: quem vai dar esses presentes? Muito mais rápido chegaremos a primeiro de Abril do que a esse bendito vigésimo dia do aniversário. Esquece isso, que nada disso é isso.

Vamos a algo mais interessante: o Índice de Desenvolvimento Humano deste município nestes 159 anos. Nesse patamar a coisa vai de bem a bem melhor: atingimos uma renda per capita de 30 mil reais/mês. Não se consegue viver com menos disso numa cidade em que o alface está custando 3 reais um moio no Centro de Abastecimento. Nisso não temos inveja nem da Europa, que está passando uma pindaíba do cão. Assim sendo, vejamos e convenhamos, haja fuzarca, fuzuê e outros bereguedês.

É assim mesmo e desse jeito, Ipirá. Mas, com todo merecimento de que o município de Ipirá é digno, com afeto e admiração, um presentaço: o II SEMINÁRIO DA CABORONGA. Não é simplesmente um simples seminário, trata-se de um Seminário Internacional, quando personalidades do Velho Continente estarão aqui em nossa terra: professor Dr. Christian Peisker virá da Suíça; professor Dr. Jorge Quesada vem da Espanha. Teremos brasileiros, sim: Társis Wallace Rodrigues Lemos e professor Dr. Manoel Falconery Rios Júnior. O que tem Ipirá para atrair essas personas gratas em qualquer parte do planeta Terra? Virão fazer o quê, em Ipirá?

Trarão um presente imensurável. Entregarão algo precioso e valioso em qualquer parte do planeta para que a humanidade não chafurde: a experiência e o saber, com temas relevantes. O tema do Meio Ambiente será um ato convergente, tão intrínseco que está à vida em todas as suas nuances, tratado como um Direito Humano e um Dever de todos os homens e mulheres. O Meio Ambiente e Sustentabilidade como essência da vida. A Educação Ambiental como um instrumento racional de mudança e de continuidade da espécie humana. A Ética e Espiritualidade como essência da existência. Nenhuma humanidade sobreviverá pela negação e desprezo para com essa temática. Ipirá não poderia receber um presente melhor.

ECOÉTICA DA CABORONGA. Ecologia e ética, imprescindíveis ao Ser Humano. Sem isso, o homem vira bicho-brabo. Caboronga é o coração do município de Ipirá. Coração e pulmão. É um eco-sistema encravado no semi-árido. Diferente em tudo e agora ainda mais, com a Reserva Ecológica Caboronga Rachel Carson. Um anfiteatro no meio da mata. Um laboratório no meio da mata. Um sonho no meio da mata. Uma esperança brotando da terra fértil como uma jaqueira exuberante. Parabéns Ipirá.

Com a presença de Robson Miguel, o violonista no.1 do mundo, acontecerá o II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ECOÉTICA DA CABORONGA, a ser realizado no Centro Cultural Elofilo Marques, no dia 26 de Abril de 2014 (no próximo sábado). Parabéns Ipirá.

Um comentário:

Minhas tiradas e coladas disse...

Parabens Ipirá.Parabens Agildo