sábado, 26 de abril de 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL OU ESTADUAL? É NENHUMA...


Como conseguir uma Universidade pública e gratuita para Ipirá? Quem sabe lá como é que essas coisas acontecem? Não é tarefa fácil. Quisera fosse uma bolha de sabão flutuando perante mãos, era só agarrá-la, mas desponta como uma utopia em nevoeiro denso. Universidade é impossível. Faculdade? Talvez!

Ipirá tem muita vereda para caminhar-se, não é a imagem que querem passar. Itaberaba levou a reitoria da Federal da Chapada. Alagoinhas abocanhou, em promessa e bem abocanhado, a reitoria da Federal do Nordeste da Bahia. Nada mais justo. As coisas acontecem assim: quem tem mais gabarito é sempre contemplada nos finalmentes.

A situação de Ipirá não é nada convincente. Ipirá encontra-se circunscrita na era do atraso. Uma cidade que não conseguiu sair, ainda, da vergonhosa situação de não ter rede de esgotamento sanitário em pleno século 21. Depois de décadas de atraso neste aspecto parece que, finalmente, estão a redimir. Espero que adiante vá. Pelas condições de infra-estrutura da cidade seremos postergados sempre.

Também, perduramos com décadas de atraso na questão do ensino superior. Já ouvi esse pleito por inúmeras bocas, por anos a fio. O desejo é candente. Os meios para atendê-lo são insuficientes. Tem que ter muita reza. Um bozó também ajuda. Uma mandinga bem encomendada poderá fazer a diferença.

Uma coisa é certa, toda a estratégia utilizada até agora, gorou. Muito pouco do que foi realizado conseguiu tornar-se um referencial concreto. A solicitação de uma autoridade municipal esbanjando prestígio e reconhecimento perante as autoridades governamentais superiores não surtiu o resultado esperado. Nem balançou a roseira.

Em tempo, apresentaram um desvio de rota para buscar uma Universidade para Ipirá. Incluíram parcela da população na luta pela reivindicação. Foi uma caminhada importante, desde quando, não tenha sido barra forçada para fazer palanque, desvirtuando o objetivo e formatando um espetáculo de vendedores de fumaça, ao criarem uma expectativa no vazio, que desembocará, mais tarde, numa frustração coletiva. A Universidade é coisa muito séria e complexa, não é um faz-de-conta. Desse palanque não espirra coelho, muito menos Universidade.

A Universidade Federal do Nordeste ainda não foi aprovada, será uma delonga de uma década ou mais. Terá uma abrangência em quatro territórios e mais de cinqüenta cidades disputando seu quinhão. Vai ser um pega prá capar. Ipirá não tem tido um desempenho favorável neste tipo de disputa, devido a precariedade de nossa infra-estrutura. Quais são as forças que irão defender Ipirá nessa empreitada?

Para ser simples e direto: faculdade para Ipirá é uma questão de vontade política. Um campus da UNEB seria o mais prático e razoável, mas não existe interesse concreto, firme e determinado do governo estadual para que isso aconteça, assim sendo, a UNEB é carta fora do baralho.

Sem uma Universidade Estadual na mira, resta o pulo do gato, apela-se para uma Universidade Federal, em vias de ser implantada ou não. Coisa para o futuro, talvez, longínquo, cheio de etapas, de interesses e de percalços. Quem irá defender Ipirá nessa contenda?

Vou ser direto e intransigente: sendo uma questão de vontade política, então vamos agir, também, politicamente. Uma faculdade da UNEB seria a opção mais prática e com maior possibilidade de acontecer em Ipirá. Quantos deputados estaduais e federais conseguiremos arregimentar para essa idéia? O deputado Afonso sozinho não terá força suficiente para concretizar esse objetivo nesse jogo de interesses de deputados. Cada qual vai defender sua região ou sua cidade preferida. Quem tiver a unha maior sobe na parede. Isso é jogo político.

É muito simples; vamos ser claros com todos eles: só terão votos dos simpatizantes da Universidade para Ipirá se o campus da UNEB tornar-se uma realidade concreta em Ipirá, até as eleições!

“Tu tá doido, sujeito! Já prestou! Primeiro, tem que ter o voto, para depois lutarem pela Universidade em Ipirá. Essa é a ordem das coisas”

Não tem Universidade para Ipirá na agenda do governo do Estado. Na do governo federal? O que você acha? Eu penso que o povo de Ipirá terá que fazer muitas caminhadas e gastar muita sola de sapato para desfazer a fumaça que turva a população.

Nenhum comentário: