sábado, 12 de abril de 2014

PARQUE DE VENDAS DE ANIMAIS EM IPIRÁ-BA.







Observe as quatro fotos. Qual é a diferença entre elas? A resposta é muito simples: de um lado, progresso e desenvolvimento; do outro, atraso e conservadorismo.

A venda de animais, junto ao Centro de Abastecimento de Ipirá, era uma pedra no caminho; bem no meio do caminho do desenvolvimento da pecuária em Ipirá. Era um bem retratado retrato do atraso.

Durante muito tempo representou um limite sem solução; uma coisa presa numa redoma sem saída, dominada por um pensamento arcaico, fechado e conservador que não conseguia sair de seu próprio contratempo.

Lá, no Centro de Abastecimento, a porteira estava fechada. Era a consagração da mesmice, não ia para lugar algum. Não havia perspectiva. Significava um atrofiamento permanente a caminho de uma morte anunciada.

Ipirá estava e encontra-se, ainda, atravancado, mesmo sendo detentor de uma riqueza inigualável, incomparável e sem par: caprinos e ovinos. É justamente nesta riqueza que poderá estar a saída do estado de esgotamento em que vive a economia rural do nosso município. Um simples tripé: Matadouro, Parque de Vendas, pequenas Barragens em rios e riachos. A produção de cabras e ovelhas tornar-se-ia a alavanca principal.

O novo local de vendas de animais em Ipirá significa a abertura da janela para o vasto horizonte. É a construção de algo novo com perspectivas benfazejas, promissoras e alvissareiras.

A primeira tarefa é a demarcação e consolidação da feira no dia tradicional (quarta-feira). Não se pode perder de vista que se trata de uma construção. No local anterior a feira perdurava por três horas e raramente prolongava-se por mais tempo, geralmente, não ia além das 9h da manhã.

Ir até o meio-dia poderá ser um objetivo a ser alcançado nesta caminhada e nesta nova trajetória determinada com uma medida ousada, importante e decisiva para a produção rural de Ipirá. A atual gestão municipal acertou com a medida, agora, é cuidar da administração para o nosso município viver novos tempos.

Nenhum comentário: