sábado, 25 de outubro de 2014

UM RECADO VIA SEDEX.

Cada eleição tem um DNA diferente, é bem verdade e não se discute, mas deixa uma lição clara para quem se dispuser aceitá-la. As urnas 2014 mandam dois recados via Sedex: um para a jacuzada e outro para a macacada. O da jacuzada é o que segue; o próximo será o da macacada.

Prezado Marcelo Brandão, emérito candidato da jacuzada.

Da última vez que nos vimos, em 2012, eu fui até benevolente com vosso anseio e por pouco, muito pouco mesmo, eu não desagüei no seu colo; foram apenas 25 eleitores a mais prá lá e a menos prá cá.

De lá para cá a situação da jacuzada ficou agradável porque o prefeito ciscou demasiado esparramando os filhotes da macacada. A impressão que ficava era que a jacuzada absorvia os expurgos. Impressão! Mera impressão.

A votação 2014 não foi nada animadora para a Vossa pretensão. A derrota de Paulo Souto no Estado foi um grande prejuízo, significou um balde de água fria na sua pretensão racional de vencer a primeira etapa para chegar lá na frente bem mais forte e com garantias. Esse caminho está fora de cogitação.

Estas derrotas do Paulo Souto e do caminho inviabilizam a revoada de vereadores de lá para as bandas de cá, ninguém é besta de ficar contra o governo e perder os votos gerados pela luz no campo, cisternas, brindes de tratores, etc. Observe como o caldo começa a engrossar.

Resta o outro caminho: o do enfrentamento aberto contra os três poderes, diretamente o municipal, ali o estadual e lá o federal. Uma parada dura, difícil e indigesta. Tem que ter muito garangau disponibilizado para fazer o enfrentamento.

Que o futuro e impreterível candidato Marcelo Brandão não veja assim, tudo bem, mas que a derrota do Paulo Souto, em Ipirá, é no mínimo um sinal de alerta, isso é plausível e inquestionável, pois a coisa não está tão tranqüila para Marcelo Brandão, como vinha se apresentando até então. Vai ter que dar testa aos dois poderes, o daqui e o do estado. Não vai poder jogar uma gota de água fora da bacia. Não é nada fácil.

Desta vez, o inquestionável e candidatíssimo Marcelo Brandão fez campanha sistemática, diuturna, determinada e espezinhadora, via Conexão Chapada, contra a administração petista nos três níveis, a bem da verdade, foi contra as maracutaias do petismo, mas isso foi pouco convincente, não gerou frutos, nada foi quase nada. Paulo Souto tomou 16 a 10 e Dilma ganhou de 17 a 6, aqui no nosso terreiro.

Isso tem um significado visível: a tecla da mudança tão badalada e orquestrada, via Conexão, não foi tão cativante no nosso município; a política social do petismo tem boa aceitação nas camadas de baixa renda no município de Ipirá. Isso é um problemão para quem tem esperanças na ilusão da espessura e profundidade de uma expectativa para 2016. O melhor remédio nesta condições locais é o famoso garangau e tem que ser um pacotaço.

Fica mais difícil, porque o grupo do jacus tem uma rigidez e uma inflexibilidade de largo traçado. Os jacus estão voltados para si, só enxergam o próprio topete. A jacuzada fica de butuca esperando quem está a chegar para elevá-los ao trono. Está acorrentada ao domínio oligárquico de maneira inquestionável. A macacada abriu-se e corre risco, a jacuzada não corre risco de retornar ao poder municipal por não perceber que sozinho não tem força para suplantar o poder dominante e só admite coadjuvante.

O futuro candidatíssimo deve pensar na possibilidade de esmagar os estagnados 49 votos do último pleito e isso é natural que esse pensamento assim venha a ser. Porém tem quem pense em dificultar; o petismo estadual quer ver o 13 teclado no pleito municipal (Diomário vai se filiar ao 13); não acontecerão os mesmos erros ocorridos na campanha passada; ele ou ela; 11 ou 22; fica ou vai e tralalá. Pelos números de 2014, a que vem em 16 não vai ser fácil.

Não adianta o candidatíssimo Marcelo Brandão querer descaracterizar meu recado dizendo-o improcedente, por não ser candidato a nada neste momento e que 2016 está muito longe. Não adianta dizer isso, porque este terreiro do Camisão não vive, nem sobrevive, sem a política. Aqui é assim, termina a de presidente começa a de prefeito. Em Ipirá não pode ser de outro jeito, come-se, rumina-se e vomita-se política. E para o candidatíssimo da jacuzada não pensar que eu não sou eu, ou seja, a urna, observe com que certeza eu coloco o resultado eleitoral de Ipirá para amanhã, dia 26, Dilma 19 x Aécio 9, isso no sábado, dia 25, 15:00.
Assinado:  Urna do 2º. Turno de 2014.

 

Nenhum comentário: