sexta-feira, 6 de julho de 2012

É DE ROSCA.


Estilo: ficção
Natureza: novelinha
Capítulo: 45 (mês de junho 2011) – incrível, apresentação do novo capítulo da novelinha esculhambada com, simplesmente, um ano de atraso e não acaba. Nem satanás acaba essa novelinha.

Foi mera coincidência o encontro entre o sujeito do Blog e o prefeito Dió. O sujeito do Blog estava em frente ao ponto de encontro Renova Ipirá, quando o prefeito Dio, saindo da casa do empresário vizinho do Renova, olhou para o grupo que estava na calçada e dirigiu-se nesta direção, ao tempo que pensava “olha quem está ali, o sujeito do Blog que só escreve besteira, vou tirar um sarro com a cara dele”. Falou com os presentes e dirigindo-se ao sujeito do Blog disse-lhe:
- Aqui está um pensador, eu leio o que você escreve para ver como eu vou fazer.
 
O sujeito do Blog olhou meio de banda e pensou: “o prefeito Dió tá tirando onda com a minha cara”, mas indagou:
- Como, prefeito Dió! Você lê o meu Blog?

- Eu não leio porque eu não tenho tempo, essa prefeitura acaba comigo, mas, de vez em quando, Jojó de Dió traz uma matéria para eu passar os olhos, aí eu aproveito e faço o que o pensador manda, é o jeito que eu tenho para obter uma orientação.

O sujeito do Blog ficou olhando nos olhos do prefeito Dió e imaginando: “não é que esse filho de uma mãe resolveu gozar com a minha cara, vou ter que dar um canto de carroceria nesse prefeito”. Foi falando:
- É verdade, prefeito Dió! Você lê o que eu escrevo no Blog?

- É prá vê como eu tenho que fazer as coisas. Eu não sei pensar, então eu tenho que seguir os conselhos de quem pensa mais do que eu, para bem dizer, de uma pessoa mais sabida do que eu – disse o prefeito Dió com aquele sorrisozinho de zombaria.

O sujeito do Blog parou perplexo e ficou formulando uma resposta à altura, enquanto imaginava “olha que sujeito esperto, vê lá se uma raposa dessa, o maior estrategista da politicagem de Ipirá, vai permitir que nenhum ipiraense pense por ele. Isso é uma cobra criada, que sujeito ladino”. E foi dizendo:
- Tá certo, sujeito do Blog! Se você segue o que eu escrevo, eu vou colocar uma sugestão para você cair num abismo.

- Lá ele! Nesse buraco eu não vou não! – falou o prefeito Dió, dando um salto para trás e soltando uma risada.

O sujeito do Blog ficou pensando “veja só! Que sujeito esperto, é mais arisco do que jogador de bola ensaboado”, e foi falando:
- Oxente, prefeito Dió! Você é o artista principal da novelinha e eu sou torcedor de sua ótima performance novelística.

- Lá ele é quem sabe! Se o artista principal sofre uma rebombada dessa, imagine se não fosse! Você só faz me perseguir.

- Não exagere, prefeito Dió! Eu só faço botar ameixa na sua empada.

- É porque você não sabe o meu sofrimento nesta prefeitura, quando eu deixar esse cargo eu vou ficar numa boa, só quero tranqüilidade, sombra, praia e água de coco, mas eu vou ter a oportunidade de sentar com você e lhe mostrar o emaranhado de leis e burocracia que envolve o gestor.

O sujeito do Blog ficou pensando “mostrar o que? O que já foi?”. O prefeito Dió continuou falando:
- Eu sou o único prefeito que vai deixar dinheiro nas contas da prefeitura.

O sujeito do Blog ficou refletindo em seu pensamento “lá ele! Então os outros que passaram pela prefeitura raparam o tacho?” E depois preocupado, aguçou o pensamento: “lá ele! Com dinheiro sobrando, um prefeito com folha corrida negativa e que tenha mão-de-onça vai limpar o tacho e a gamela”. O prefeito Dió continuou dizendo:
- Eu vou deixar o Matadouro de Ipirá em pé e na inauguração você vai ser o meu convidado para toma um whisky. Isso é uma certeza absoluta.

O sujeito do Blog sentiu o mundo girar depois daquelas palavras, que tiveram a força de um golpe violento na boca do estômago. O sujeito do Blog ficou pensando: “agora o prefeito Dió esculhambou comigo. Eu digo que o Matadouro de Ipirá é de rosca e o prefeito Dió diz que é uma certeza absoluta. De rosca é de rosca, não pode ser certeza absoluta. Como é que o prefeito Dió me diz uma coisa dessa?”

O sujeito do Blog ficou completamente deprimido e desnorteado. As grandes derrotas trazem esses imensos dissabores. O prefeito Dió ficou altaneiro, orgulhoso e sobejo, de maneira que estava radiante e pensava em seu grande finale “botei o deputado na frigideira; indiquei a cabeça; vou deixar garangau no caixa; botei o vice pra não deixar o cabeça tirar o que deixei no caixa; vou botar certeza absoluta em pé e acabar com o de rosca. Sou o grande vencedor”.

O sujeito do Blog estava calado e cabisbaixo. O prefeito Dió estava radiante, quando viu passar pelo trecho um correligionário seu, chamado A. Carneiro, dirigiu-lhe uma pergunta:
- Meu amigo A. Carneiro! Você vai votar em meu candidato?

- Prefeito Dió! Eu vou ser sincero, eu só posso votar em seu candidato se o seu governo fizer o Matadouro de Ipirá até a eleição e matar uma ovelha lá.

O prefeito Dió caiu em prantos e foi dizendo:
- Lugar de matar carneiro é em Pintadas, no meu Matadouro não vai matar nenhuma ovelha. O que acaba com meu ótimo governo é a burocracia; é o carro pipa; é seu Bruno e seu Marrone, esses não, errei, esses são meus amigos. Quem acaba comigo é essa desgraça de ovelha, prá que isso aqui?

Suspense: e agora ? o que será que vai acontecer ? O prefeito Dió está faltando seis meses para deixar o mandato. O sujeito do blog está com a novelinha atrasada doze meses. Mandato para terminar 6 meses. A novelinha para empatar 12 meses. Quem vai terminar primeiro? Quem vai levar a melhor: o prefeito Dió ou sujeito do blog?  Agora é o de rosca contra a certeza absoluta é que a novelinha não acaba nunca e Ipirá vai se lascar. Duas coisas de rosca, essa novelinha e o Matadouro de Ipirá.

Leia o capitulo 44 (maio 2011) bem abaixo.

Observação: essa novelinha é apenas uma brincadeira literária, que envolve o administrador e o matadouro e, sendo assim, qualquer semelhança é mera coincidência.

Um comentário:

Rogerão da tora disse...

CARO AGILDO, VC VAI DEIXAR O "POBRE"(P)DIÓ PIRADO COM AS TAIS OVELHAS Q VC INSISTE EM SER ABATIDAS EM IPIRÁ. COMO BEM ELE DISSE,FINDADA O SEU MANDATO VAI SIMBORA E ESPERO Q PARA SEMPRE. VÁ LÁ PRÁS BANDAS DO CAPA-BODE COM LALÁ A TIRA-COLO, LEVAR VIDA DE LORD.AH! ANTES Q ME ESQUEÇA, CARREGA A NINI TAMBEM POIS ELA SÓ SERÁ ELEITA VEREADORA DE IPIRÁ, QUANDO A GALINHA COMER CHICLETE E BOTAR OVO DE BORRACHA. UM ABRAÇO.