quarta-feira, 11 de julho de 2012

VERDADE ou MENTIRA?


Um passo importante da História acontece quando ela vai beber água na fonte histórica e no passado. A História significa a memória do povo. Nada mais justo do que resgatarmos o que se passou há 20 anos para sabermos se mentira foi ou se a verdade tem perna curta e duvidosa. Vamos fazer um teste para verificarmos como vai sua memória.

Você sabe o que é BBBB? “É fácil”, responde você, que diz: “é Bial no Big Brother Brasil. Errou e errou feio, é Beto Bom de Bola de Brasília. E daí? É simples: há vinte anos que se foram, BBBB fuçando em Brasília, lá onde mora a maracutaia, descobriu que tinha sido aprovado um projeto para asfaltar uma estrada entre Ipirá e Bonfim, daí passou as informações para “Buscando a Cidadania”.

Você já foi ao Bonfim por estrada de asfalto? Não! Não é de Bonfim de Feira ou Senhor do Bonfim que eu estou querendo saber, é do Bonfim de Ipirá. Não! Não é pela estrada asfaltada de Pintadas e depois você pega um atalho de chão que vai dar no Bonfim. Lembre-se! Faça um esforço mental de verdade para você lembrar-se da verdade. Não precisa? É simples: nunca houve essa tal estrada de asfalto.

Pronto! A coisa está ficando clara: esqueça o asfalto, nunca houve. Essa é uma verdade. Agora queremos saber a outra verdade ou mentira. Se houve o projeto onde foi parar o dinheiro desse asfalto? Brasília é assim, por demais tenebrosa, por demais demagógica, mas, também, possui uma cumplicidade leviana que muitas vezes solta a língua e vira a mesa, deixando as migalhas espalhadas pelos rés do chão. Brasília é feita de verdades e mentiras. Todo momento é momento propício para se arrancar a verdade ou a mentira, contanto que não se deixe dúvida.

O dinheiro do asfalto não chegou até o asfalto. Para onde foi esse dinheiro? Agora que “Buscando a Cidadania” está colado ao gestor público da época, não custa nada destrinchar essa coisa nebulosa e dizer à nossa gente qual é a verdade ou a mentira nessa mixórdia. A gente é pego pelo que escreve e pelo que fala. Não custa nada “Buscando a Cidadania” esclarecer de forma simples, transparente e sincera, todo esse estado de desconfiança e suspeição.

Agora, com a aproximação ao gestor da época, “Buscando a Cidadania” goza de afeição, reconhecimento, respeito e estima, mais até, da que se demonstra a alguém mais antigo no grupo, assim sendo, nesse patamar de deferência pode até extrair um parecer fidedigno ao acontecimento, afinal de contas, hoje, “Buscando a Cidadania” é o maior avalista da mais irresponsável e inconseqüente administração que já houve em Ipirá, conforme suas palavras e parecer, a menos, que o passado seja a maior e mais sublime mentira. Vamos pelo asfalto até a Igreja do Senhor do Bonfim.

Nenhum comentário: