domingo, 15 de julho de 2012

O CÉU DO BRASIL.


Pensei assim: qual será a melhor cidade do Brasil para uma pessoa morar? Como obter essa resposta? Debrucei-me sobre o melhor caminho: examinando o ÍNDICE FIRJAN DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL 2011 (ano base 2009). Consolidado como referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro, o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) acompanha três áreas de desenvolvimento: [Emprego&Renda], [Educação] e [Saúde] e utiliza-se exclusivamente de estatísticas públicas oficiais.


Não deu outra, são as cidades paulistas e interioranas: a primeira colocada foi Barueri; a segunda, Paulínea; a terceira, Araraquara; a quarta, Ribeirão Preto; a quinta, São José do Rio Preto. São cidades com grande potencial de desenvolvimento, que garantem à sua população pleno atendimento básico de saúde, ensino fundamental de qualidade e ampliação do mercado formal de trabalho, com geração de renda. Significam um ótimo exemplo.


De repente surgiu uma idéia absurda em minha cabeça: qual é o município que é o redondo (c_´ no bom linguajar popular) do Brasil? Novamente o IFDM, e pintou um município do Maranhão, agora, conhecido e muito bem conhecido por São Felix das Balsas, que é o 5.563º., colocado, ou melhor o último colocado. Se for rebaixado, será diretamente para o inferno, porque a vida aí nesse reduto do Sarney deve ser pior do que sarna em cachorro pelado. O 5562º. é Tarauacá no Acre; o 5561º. é Monteirópolis em Alagoas.


E na Bahia? Quais são as cinco melhores: 1º. Salvador – 2º. São Francisco do Conde 3º. Maragogipe, 4º. Luiz Eduardo Magalhães – 5º. Feira de Santana (que é uma cidade respeitada, em tudo o que você pensar, até na máfia). Com o coração partido e na mão, resolvi olhar as piores da Bahia. Eu pensava assim: ''Salvador que é a primeira do Estado, tem ser humano dormindo embaixo de viaduto, marquise, banco de jardim; ao mesmo tempo que fuça comida deteriorada no lixo, imagine a situação da pior cidade na Bahia". Salvador é primeira no Estado e a 500º., no índice nacional.


Vou aproximando-me do fim da listagem: 5537º., no Brasil é tida e reconhecida como uma notícia boa, por ironia de um destino perverso e cheio de desprezo; Boa Nova é a 414º., no Estado. Continuo visualizando a lista e observando a 415º., da Bahia, minhas vistas escureceram, eu enxerguei um monte de letra baiprai, eu tinha que formar a palavra e na medida que eu juntava as letras não tinha como não ser essa cidade tão desenvolvida e conhecida no nosso Estado, meu coração acelerava e as letras iam ficando no seu devido lugar, IPI – BA e só faltava um A e um R; o coração desparafuzou, achei melhor tomar um litro de água para resfriar a moringa. Voltei e não quis formar a palavra, fui direto na solução: era Irapiba, que susto e que alívio. Por ironia do destino, o pior município da Bahia é uma proteção que livra de uma situação difícil, é a salvação chamada Nova Redenção 5.560º., no Brasil e 417º., na Bahia. Cruz, credo! Que o Senhor tenha comiseração dessa gente.


Vamos para a tão cantada e decantada Ipirá, cidade na qual tem alguns sabidóides que dizem que aqui acontece coisa que só acontece em Paris, custa acreditar, mas em todo caso, como eu não conheço Paris, vou acreditando no que eles dizem e procurando conhecer mais a fundo este município, para melhor prover o que se fuxica. Vou começar com uma pergunta: quem é melhor para seu povo: Ipirá ou Chorrochó? Contra um nome estrambólico desse, Ipirá não perde nem a pau. Ipirá é o 4.929º., no Brasil e o 218º., na Bahia. Perde para Pintadas (4.917º.), Itaberaba (4.832º.), Feira (1.488º.), Piritiba (4.702º.), Santo Estevão (4.532º.), Serrinha (3.703º.). Até aí tudo bem, mas para Chorrochó não é possível. Chorrochó é o 3.739º.


Levei um susto, daqueles que espanta até defunto quando recebe uma pá de areia por cima da testa, foi quando fui observar, qual era no Estado da Bahia, o pior município em Educação. Baralhou as vista e eu enxerguei Piraí do Norte de outro jeito, o que salvou a situação foi esse do Norte, desde quando, eu sei que não tem Ipirá do Norte, aí não tinha mais dúvida, não era erro. Piraí do Norte é o 417º., Ipirá é o 293º., Pintadas é o 178º., São Domingos é o primeiro, em educação.


Na saúde Ipirá é show de bola, com sua saúde de primeiro mundo. Mansinho, mansinho, Mansidão é o 417º., último colocado na Bahia. Ipirá é o 145º., ganhando para Pintadas que é o 221º. Quem quiser que fique com uma dor de barriga e recorra ao hospital de Ipirá. Que fica são fica, agora que vai observar um bocado de desgraceira, vai.


No item Emprego & Renda, Salvador é o 1º., Maragogipe o 2º., São Francisco o 3º., Luís Eduardo o 4º. Olhe bem! Ipirá é o 205º., ganhando para Pintadas que é o 224º., e Nova Redenção segura a lanterna com o 417º. lugar.


Esta análise está fundamentada nos números da IFDM, uma das mais conceituadas no Brasil, com o objetivo de mostrar a real situação dos municípios brasileiros. Sem essa “paixão braba” de jacú/macaco, que leva as pessoas a não enxergarem índices vergonhosos e medíocres nessa situação de Ipirá, com uma colocação 4.929º., entre 5.564 municípios.


Na minha maneira de ver, esses números representam uma facada na consciência de quem diz que gosta dessa terra, porque se realmente gosta, sem hipocrisia e com a observância da fé jurada e devida não pode compactuar com uma situação vexatória dessa. E essa situação não é coisa do destino, muito pelo contrário, tem uma causa precisa e contundente, que muitas vezes as pessoas bem intencionadas não procuram perceber. Eu não tenho dúvida, que o grande causador dessa vergonha é essa politicagem rasteira de jacú/macaco que predomina em Ipirá. Botaram Ipirá nessa situação e não foi eu, nem você. Quem botou Ipirá no buraco do tamanho de um precipício, eu digo até, na beira do c_´, foi essa politicagem do atraso, mesquinha e rasteira, que se sustenta e se reproduz na paixão jacú/macaco.


E as pessoas estão presas a esse mau agouro, que leva o município para limites deploráveis da existência humana, enquanto as oligarquias e seus cupinchas fazem a farra com o dinheiro público, que falta na educação, na saúde e no emprego e renda.


Pense bem, cidadão ipiraense (se assim você se considera)! Porque quem ignora as coisas, obtém como recompensa ou favor, ou ainda por merecimento um 4.929º. em condições de vida na sua cidade, que com outra atitude de sua parte, poderia ser uma outra e bem razoável situação. Mais de sessenta anos de administração de jacu/macaco neste município, já deu o que tinha que dar. Essa mesmice só serve para engabelar as pessoas menos esclarecidas em bom proveito de uma elite oligárquica e seus apaniguados. Ipirá precisa de sua coragem. É hora de mudança. Eleições servem para isso.

Um comentário:

Rogerão da tora disse...

HÁ UNS 6 MESES ATRÁS, BOTARAM UMA MATÉRIA NO SITE IPIRÁ NÉGOCIOS, QUE IPIRÁ TINHA GANHO O PRÊMIO REFERÊNCIA NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO. ENTREI NO GOOGLE PRA PESQUISAR TÃL PREMIAÇÃO,Q NA REALIDADE EXISTE MAIS NÃO VI NADA DE IPIRÁ RECEBER A HONRARIA. ATÉ HOJE O TAL PRÊMIO NÃO CHEGOU, NÃO SE PUBLICOU MAIS NADA NO SITE A RESPEITO DA TAL PREMIAÇÃO. (SEGUNDO A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO,IPIRÁ FICOU EM 1º LUGAR NO BRASIL, BATERAM FOTO E TUDO MAIS). AGORA COM ASSA SUA POSTAGEM, MATEI A CHARADA; O PRÊMIO É CONCEDIDO POR UMA ENTIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA QUE TEM UMA CIDADE COM O NOME DE IPIRA(SEM ACENTO)Q É REFERÊNCIA EM MODÊLO DE GESTÃO. AÍ EU PEÇO AO AMIGO Q VERIFIQUE O FATO E OS DADOS DESTA PREMIAÇÃO.