segunda-feira, 23 de julho de 2012

DE CONTROVÉRSIA EM CONTROVÉRSIA, CHEGA-SE AO CONTRADITÓRIO.


“Buscando a Cidadania” em seu momento louvável ou deplorável, como assim queiram, não media palavras para imputar culpa aos vereadores da municipalidade que trocavam de lado, como jogador de bola troca de camisa. A esquerda considerava-os como mercenários; oportunistas sem-vergonha; interesseiros; moeda de troca; venais; boi saltador de cerca; velhacos; trapaceadores; vai e vem; pára-brisa; pula-pula, que se aproveita dos outros e tira sempre, que possível, vantagens pessoais de situações. Uns verdadeiros mercantilistas de mandatos.

Era sempre assim: “Buscando a Cidadania” combatia com veemência essa prática oportunista.  Ia fundo na qualidade do caráter dos puladores de grupo; hoje aqui, amanhã ali. Designava como inqualificável a conveniência e o interesse pessoal que o vereador utilizava em circunstâncias e ocasião oportunas. Contestava a prática politiqueira de tirar proveito de oportunidades ou fatos para a obtenção de alguma vantagem pessoal em detrimento dos princípios ou de normas éticas. Tachava como uma prática deplorável. Era duro e veementemente implacável nesta crítica. Não havia permissibilidade, nem contemporização, não perdoava atos e comportamentos escusos.

Lula com Maluf é a sinalização, para muita gente, de que abaixo do céu tudo é permitido na política e na politicagem consagra-se com o leiloamento de uma situação. A vice da macacada era coisa definida sem questionamento; era do governo estadual, por correspondência, do petismo local.

Os petistas tiraram um indicativo de cabeça de chapa sem nenhuma perspectiva realista, sendo que, neste instante, começaram a fazer a lambança. Foram conversar com outros grupos. Isso é normal, é política, mas os vereadores da municipalidade estão privados dessa possibilidade. Tudo é presumível aos interesses de poucos. O grau de liberdade e de confiabilidade para o vereador não deve existir. Ele tem que está subalterno e preso ao grupo. Manifestar-se contrário a isso, trata-se de um lacaio, tratante e assim deve prosseguir.

Com petista é conversa política de alto nível, desprendida de qualquer interesse pessoal, onde o importante é o bem-estar da coletividade, com vereador é jogo pessoal. “Buscando a Cidadania” não é macaco, nem jacu, ele é ele mesmo por convicção e nesta convicta convicção, ele quer ser prefeito desta terra de qualquer jeito, por cima de pau e pedra, é o seu sonho e não é pecado sonhar. Topa qualquer parada que viabilize essa trajetória para o poder municipal. É obsessão pessoal.

“Buscando a Cidadania” atuava nos bastidores buscando o traçado apropriado para o seu objetivo pessoal e principal. Na questão interna, tentava viabilizar o seu nome como candidato às prévias partidárias, buscando apoio externo de quem pudesse influenciar algum voto na disputa partidária em seu benefício junto à dissidência do petismo. Após a definição, abriu conversações com o Renova e dizia que não era vice de ninguém.

Tem início o leilão. Conversava com macacos, seu aliado; com o RENOVA e mantinha conversa secreta, em Salvador, com Luís Carlos, líder dos jacus. Ninguém sabia. Daí a proposta pessoal, como ele afirmava: “quem conseguir a cabeça o outro segue”. Insistiu várias vezes, não se fechou pacto em torno disso.

O pacto veio em torno da pesquisa, até então, a jacuzada cedia a cabeça, era o presumível e acordado. A falta de dignidade começa neste exato instante. O presidente do petismo, Carlinhos Baiano, em atitude reprovável e venal, ACEITOU A PESQUISA, mas NÃO acataria o resultado se não lhe fosse favorável, levaria para o Diretório, disse isso a mim, se desse um petista estava tudo certo e definido, não levaria para o Diretório. Coisa de gente sem escrúpulo. A atitude honesta, digna e decente era não ter participado da pesquisa e dito isso de forma bem clara, porque cada um tem o direito de ficar onde achar que deve ficar. Da forma como fez o presidente petista foi uma atitude calhorda, faltou ética, faltou qualidade moral que inspira respeito. A política também se faz com atos de nobreza, qualidade de quem é elevado e tem consciência do próprio valor e honra que sustenta.

“Não ser vice de ninguém”, eram as palavra mais fortes e decisivas. Não deu certo com o Renova, não deu certo com os jacus, foi ser o que era sem nenhum impedimento, vice de macaco. Não precisava fazer o que fez, não precisava se sujar, muito menos, perder a credibilidade e a confiabilidade junto a seus aliados. Política é assim mesmo, nem sempre se faz o que se pensa e se diz. Vereador deste município é que deve ter palavra de rei. Vereador não é bicho de confiança. Quem o é, nesta geléia? O petismo local deixou de ser contra para ser contraditório.


2 comentários:

Unknown disse...

Contraditório e controvérsia é mesmo o papel que esse tal candidato a vice prefeito sabe fazer. Um tal médico que não tem capacidade de elaborar um relatório médico para seus pacientes por medo de comprometer ou até mesmo por não garantir sua capacidade como médico, vai nos dar algum tipo de garantia que saberá gerir nosso municipio? Uma pessoa anti sociavel, arrogante e prepotente tem a coragem de se filiar e como esse tal Dr. Admildo, ainda tem a cara de pau de se filiar e querer governar nosso municipio? É muita cara de pau e vontade de estar no poder. Ele que pegue as trouxinhas dele e dê o fora, porque nós não vamos apoiar em hipótese alguma, um ser dessa espécie.

Anônimo disse...

Mais uma vez, repito, meus respeitos caro Agildo, pela sua coragem de expor com clareza, respeito e ética, a versão verdadeira dos fatos. Parabéns pela conduta séria e descente de conduzir um processo democrtático com tanta maestria política. Você e Arismário são lutadores, incansáveis,em busca de um verdadeiro desenvolvimento para Ipirá. Não basta ser oposição, tem que ter coragem de exercê-la. Parabéns pelo seu post!