quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Aldous Leonard Huxley (3)


Nascimento – 26 de julho de 1894
                          Godalming – Surrey - Inglaterra
Morte – 22 de novembro de 1963 (69 anos)
                    Los Angeles
Nacionalidade - Britânico
Ocupação -  Escritor e filósofo
Gênero Literário – Ficção científica
Obra-prima – Admirável Mundo Novo

Contraponto (Point Counter Point) (é a obra de nossa referência). Esta postagem não é uma crítica literária, nem de longe pensar nisso, mas um relato sobre aspectos que me chamam atenção na boa literatura.

“Em 1937, Aldous Huxley mudou-se para Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos. Chegou a Hollywood, onde passou a se dedicar a escrever ensaios e roteiros para cinema.”

Observe a inteligência penetrante desse escritor pela sua capacidade de elaboração e influência. “Aldous Huxley tornou-se um guru para o movimento hippie, com o livro “As Portas da Percepção”, publicado em 1954, que exerceu grande influência sobre a cultura hippie. Foi quando ele passou a interessar-se por filosofias orientais e faz um relato das suas descobertas e experiências com o uso da mescalina, um potente alucinógeno.”

“Ele achava que pelo método empírico de comprovação científica não se tem condições de obter uma resposta para um tipo de problema como: Qual é o sentido da vida?  Qual é o sentido do Universo?   Sobre a existência de Deus. São problemas metafísicos ou religiosos inacessíveis ao entendimento humano.”

“No seu ponto de vista, para responder a esses questionamentos teria que haver um maior desenvolvimento das potencialidades dos processos mentais do indivíduo, seria necessário que se elevasse essa capacidade da mente para se buscar e atingir o ápice da condição humana.” Analise a sagacidade e o propósito dessa indução. Com essa engenhosidade conseguiu produzir uma extensa ascendência sobre muita gente no mundo. Foi um gigante elaborador.

“Como a mente humana aumentaria a sua capacidade? Usando LSD, que seria o catalisador dos processos mentais do indivíduo. A partir daí, ele foi um entusiasta do uso responsável do LSD para chegar-se ao conhecimento que não se pode chegar com o método de comprovação científica.”

Onde isso vai dar? Hoje, temos plena consciência que o mundo naufraga  na tragédia das drogas.

Seu nome: Aldous Huxley.
Fontes: Os Imortais da Literatura Universal / Wikipédia.

Nenhum comentário: