quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Aldous Leonard Huxley (2)


Nascimento – 26 de julho de 1894
                          Godalming – Surrey - Inglaterra
Morte – 22 de novembro de 1963 (69 anos)
                    Los Angeles
Nacionalidade - Britânico
Ocupação -  Escritor e filósofo
Gênero Literário – Ficção científica
Obra-prima – Admirável Mundo Novo

Contraponto (Point Counter Point) (é a obra de nossa referência). Esta postagem não é uma crítica literária, nem de longe pensar nisso, mas um relato sobre aspectos que me chamam atenção na boa literatura.

“Em 1931,Aldous Huxley foi morar na França e escreveu sua obra mais conhecida: "Brave New World" (Admirável Mundo Novo), uma sombria ficção científica, na qual estabeleceu uma visão pessimista de uma futura sociedade tecnológica. Ficção que virou realidade em pouco tempo, com a qual ganharia fama internacional.” A tecnologia esmagando e submetendo o humano, isso na década de 1930!

Sobre Admirável Mundo Novo, Aldous disse: “Postulei a existência de uma sociedade que à sua maneira tinha resolvido para sempre o problema do excesso de população.”

“Fez a descrição da sociedade humana em uma possível situação futura, imaginando-a em todos os seus detalhes. Não é simplesmente uma fábula da força de sua imaginação e da agudeza de seu espírito, pois não é de todo arbitrária, tem certa fundamentação.”

“Colocou certos aspectos da vida contemporânea que ameaçam com uma imposição dolorosa o ser humano. A nova sociedade ideal não seria melhor que a atual. Nenhuma individualidade poderia resistir a sua esmagadora racionalização.” A grandeza da argumentação apresentada verifica-se, principalmente, ao levarmos em conta que isso tudo foi escrito na década de 1930.

Quem fez um comentáro sobre Admirável Mundo Novo foi o escritor André Maurois, que disse: “Foi um exercício de prognóstico pessimista, uma terrificante utopia neste mundo do futuro. A ciência transformou os homens em robôs condicionados, concebidos em tubos de ensaio. Nem o amor, nem a família sobrevivem. Tudo é perfeito e odioso. O homem foi destruído pela ciência”.

Quem estaria com a fidelidade de uma precisão em relação ao modelo apresentado: Aldous Huxley ou André Maurois?

Seu nome: Aldous Huxley.
Fontes: Os Imortais da Literatura Universal / Wikipédia.

Nenhum comentário: