sábado, 15 de fevereiro de 2014

PARQUE DE VENDAS DE ANIMAIS.


Sou favorável à mudança da feira de animais para o Parque de Exposição de Ipirá. Não tenho vergonha de colocar o que penso a este respeito.

Vou começar com um ponto de vista bem simplificado: Feira de Santana é uma sombra sobre Ipirá, percurso feito em 40 minutos. Poderíamos dizer que quando Feira dá um espirro, Ipirá fica gripada. É bem provável! Ipirá poderia ser um grande bairro de Feira. Quem sabe, se não o é!

Algumas pessoas acham que a Feira atrofia Ipirá. Essa atrofia é no bom sentido; ajuda, cai bem melhor! Ajuda muito na saúde e, mais ainda, na educação superior. Fico pensando: qual é a coisa que Ipirá poderá tomar da Feira, este grande centro comercial, industrial, pólo de mercantilização de saúde e da educação? Justamente, o que Feira faz pouco caso, o Campo do Gado.

O Campo do Gado, sim! A pecuária em Feira não tem o peso que tinha antigamente, é possível um deslocamento da atividade da venda de animais para uma área próxima ao núcleo comercial de Feira. Ipirá poderá ser essa opção. 100 km equivale a 40 minutos. Talvez, seja tudo o que Feira quer e que Ipirá precisa.

Se tivermos de pensar uma Ipirá maior do que os nossos horizontes, temos que ampliá-los. Naquele chiqueiro ordinário, junto ao Centro de Abastecimento, onde são vendidos cabras, ovelhas, porcos, cavalos, etc, de forma precária, estaremos reduzidos e fadados ao tamanho da nossa ineficiência e incapacidade. Temos que fazer com que nos enxerguem.

A economia rural de Ipirá precisa ser reativada de forma concreta e tem dois pontos necessários e imprescindíveis para que isso aconteça: o Matadouro de bovinos e ovinos e o Parque de Vendas de Animais.

O Matadouro tem que funcionar. Que feitiço do cão é esse que não tem quem bote essa joça para funcionar? A melhor localização para um Parque de Vendas de Animais é no Parque de Exposição. Se o projeto for bem feito e bem executado, estaremos alavancando e dando a economia da zona rural uma potencialidade e uma perspectiva diferenciada com uma vitrine útil e imprescindível para a venda de animais.

Quanto aos vendedores de galinhas, saqués, marrecos, perus, gansos, ovos e penachos, eu pelo menos não tenho dúvidas, que eles fiquem onde estão, junto ao Centro de Abastecimento, até que chegue o dia em que eles solicitarão um espaço no Parque de Vendas de Animais e serão bem recebidos.

Ipirá precisa de mais um pólo propulsor de desenvolvimento, que garante fôlego comercial para o produtor rural. O Parque de Vendas de Animais no Parque de Exposição é a melhor opção que temos para a visualização e a prática de vendas de animais da zona rural.

Nenhum comentário: