quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Aldous Leonard Huxley (4)


Nascimento – 26 de julho de 1894
                          Godalming – Surrey - Inglaterra
Morte – 22 de novembro de 1963 (69 anos)
                    Los Angeles
Nacionalidade - Britânico
Ocupação -  Escritor e filósofo
Gênero Literário – Ficção científica
Obra-prima – Admirável Mundo Novo

Contraponto (Point Counter Point) (é a obra de nossa referência). Esta postagem não é uma crítica literária, nem de longe pensar nisso, mas um relato sobre aspectos que me chamam atenção na boa literatura.

Para você ter uma idéia da potencialidade desse escritor basta relembrarmos o que escreveu um jornal italiano: “Huxley foi um dos homens mais livres do mundo.” Isso não foi escrito à-toa, tem um significado que deixa forte impressão pela força da expressão de seus personagens.

Contraponto não é aquele livro certinho, com um enredo de início, meio e fim, conduzido por uma trama específica, não é; em grande parte consiste em profundas análises de diferentes personalidades humanas.

Tem um personagem em Contraponto, Walter Bidlake, que é de uma grandeza excepcional, no que se refere ao seu desejo veemente e impaciente, sempre caracterizado pela expectativa de algo que se revela indeterminado e impreciso.Veja o que o personagem diz sobre o ser humano:

“Algo que tinha sido uma célula única, virou um grupo de células, ou seja, um saquinho de tecidos, uma espécie de verme parasita, que agitava-se-lhe no ventre e, o que tinha sido uma ampola gelatinosa dentro do seu corpo, uma massa minúscula de matéria, se converteria num corpo humano, num humano espírito”.

“Um dia viria a ser um homem, um homem adulto, que sofre e goza, que ama e odeia, que pensa, que recorda, que imagina. Inventaria mais tarde um deus e o adoraria, tendo criado, se transformaria num campo de batalha entre o bem e o mal; haveria de olhar para as estrelas, escutar música e ler poesia.”

Que tal? O que você achou disso? É essa a profundidade do autor.

Seu nome: Aldous Huxley.
Fontes: Os Imortais da Literatura Universal / Wikipédia.

Nenhum comentário: